• Carregando...
 | Aniele Nascimento/Aniele Nascimento
| Foto: Aniele Nascimento/Aniele Nascimento

Em nove dias, o Paraná imunizou 43,9% da população-alvo da campanha de vacinação contra a gripe. Até a manhã dessa terça-feira (12), 984 mil pessoas tomaram a dose. A vacinação prossegue até o dia 22 de maio e a expectativa do governo é que 2,9 milhões de paranaenses sejam imunizados.

Público alvo

Devem receber a vacina as crianças – com mais de seis meses e menos de 5 anos de idade –, gestantes, pessoas com 60 anos ou mais, mulheres até 45 dias após o parto (em puerpério), doentes crônicos, indígenas, pessoas privadas de liberdade e profissionais de saúde.

Onde tomar

Em Curitiba: As vacinas podem ser tomadas em qualquer uma das 109 unidades básicas de saúde de acordo com o horário de funcionamento de cada uma delas.

No Paraná: as vacinas estão disponíveis nas unidades de saúde de todo o estado, das 8 às 17 horas.

Esse ano, o Ministério da Saúde deu início à campanha nacional de vacinação com duas semanas de atraso em relação à campanha de 2014. O secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto comentou o atraso e afirmou que o Paraná reivindica a antecipação da vacinação para abril há alguns anos devido ao inverno mais rigoroso do Sul do Brasil.

Caputo Neto disse ainda contar com o comparecimento da população alvo para que o estado consiga imunizar o maior número de pessoas durante o tempo que resta de campanha. “É importante que todos os que estão nos grupos prioritários recebam a vacina o mais rápido possível”, disse.

Curitiba

Na capital, até essa terça-feira (12), mais de 145 mil pessoas foram imunizadas, o que equivale a 44% da meta municipal, de aproximadamente 303 mil pessoas (80% do total do público-alvo, que é de 378,2 mil). O secretário municipal de Saúde, Adriano Massuda, destacou a importância de os pais levarem os filhos menores de cinco anos para receber a dose. Até agora, pouco mais de 20 mil foram vacinadas, apenas 20% do total de crianças que têm direito à trivalente gratuitamente.

Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), as gestantes também estão entre os grupos com menor adesão à vacina – cerca de quatro mil doses foram aplicadas (22% do total estimado). O grupo com maior adesão à campanha é o de idosos – 82 mil imunizados até o momento (41%).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]