Nos últimos 17 meses, a Delegacia de Vigilância e Capturas (DVC) prendeu 602 procurados pela Justiça. Os mandados de prisão foram cumpridos na capital, interior e até em outros estados. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (26), pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp).
Segundo o delegado Jaime da Luz, a DVC já atuou em três frentes neste ano: nos primeiros meses, a delegacia se concentrou em cumprir mandados de prisão contra homicidas; em seguida, intensificou as prisões de traficantes, latrocidas e estelionatários. Atualmente, está em curso o combate à pedofilia.
Na "Operação 213", deflagrada para prender acusados e condenados por crimes sexuais contra crianças, já foram detidas 30 pessoas. Dentre os presos, está um casal que era responsável por uma creche e que foi condenado por violentar crianças. O homem terá que cumprir 57 anos e de prisão e a mulher, 35 anos.
A delegacia
A DVC tem a finalidade de gerenciar o banco de dados de mandados de prisões, vindos das varas criminais de Curitiba, das comarcas do Paraná e de outros Estados. A especializada mantém uma seção para registro de desaparecimentos de adolescentes e adultos, contando com índice de 90% de solução dos casos.



