• Carregando...

Em aproximadamente dez anos, o agricultor brasileiro poderá plantar variedades de soja tolerantes à seca. A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) desenvolve pesquisas nessa área desde novembro de 2003, em convênio com o Jircas (Instituto de pesquisa do governo japonês).

"Os resultados são promissores", anunciou o pesquisador Alexandre Nepomuceno, na terça-feira, durante o 4.º Congresso Brasileiro de Soja, que se realiza em Londrina, Norte do Paraná. A tolerância à seca na soja está sendo obtida por meio detransgenia.

Os pesquisadores introduziram numa variedade da Embrapa - a BR-16, muito sensível à falta de chuva - o gene Dreb, extraído da planta Arabidopsis thaliana, uma pequena erva daninha, a primeira que teve seu genoma sequenciado. Os pesquisadores esperam que, com esse gene, a soja resista à falta de chuva por um período de até 30 dias.

A seca foi um grave problema para a soja e outras culturas de grãos nas últimas trêssafras. O prejuízo, apenas na soja, chegou a US$ 4,5 bilhões neste período, segundo estimativa da Embrapa Soja. Os testes com a variedade tolerante estão sendo realizados na estatal de pesquisa, em Londrina.

Veja o que falta para que a soja transgênica seja disponibilizada para o agricultor na matéria em vídeo

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]