Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Documento

Emissão de passaporte vai ficar mais cara

A Polícia Federal planeja aumentar o valor da taxa para emissão de passaporte em 20,77%. Com o reajuste, a tarifa, que hoje custa R$ 156, iria para quase R$ 190. O Ministério da Justiça ainda vai tomar a decisão final sobre o novo valor, que será definido até o fim deste ano. A nova taxa só passaria a ser cobrada a partir de janeiro de 2011. A PF argumenta que o valor da tarifa não é reajustado há quatro anos e que o porcentual de 20,77% repõe apenas a inflação do período (2006 a 2010). A partir de dezembro, a PF vai emitir o passaporte com chip, o que deverá elevar os custos da emissão, segundo Rodrigo Duarte Guimarães, chefe da divisão de passaportes da PF.

O anúncio ocorre duas semanas depois que uma pane no sistema da PF dificultou os serviços de agendamento, requerimento e emissão de passaportes em todo o país. Os problemas começaram no dia 27 de setembro, situação que perdurou até o dia 30.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.