
A empresa DC Set, que ganhou em agosto a concessão para administrar o Parque das Pedreiras, que compreende a Pedreira Paulo Leminski e a Ópera de Arame, em Curitiba, recebeu na tarde desta quinta-feira (1º) as chaves do espaço. A formalização permite que a empresa inicie as obras de revitalização e reestruturação do local.
Segundo Patrik Cornelsen, sócio da DC SET Paraná, a partir da próxima terça-feira (6) as equipes irão fazer os levantamentos iniciais no espaço, como limpeza, abertura física dos quadros de luz e medição dos sistemas de energia.
Também está sendo iniciada a fabricação das escadas de emergência, que irão consumir cerca de 80 toneladas de aço e são uma das exigências para a liberação do espaço.
Já as intervenções físicas serão iniciadas assim que a empresa receber o alvará de obra e de licença ambiental. Segundo Cornelsen, o pedido deve ser feito na próxima segunda-feira e a previsão da empresa é que a autorização saia dentro de sete a dez dias. "A obra efetiva começa agora com a fabricação dessas escadas e, assim que sair o alvará, devemos iniciar as obras elétricas na Pedreira", diz Cornelsen.
Obras
Segundo o diretor de operações da DC Set Eventos, Hélio Pimentel, a ideia do grupo é entregar o espaço cultural o mais cedo possível. A expectativa é que, em seis meses (abril de 2013), a Pedreira esteja pronta para uso. Cada etapa concluída deverá ser vistoriada por órgãos públicos e liberada pela Justiça.
Já a Ópera de Arame passará por uma reforma do piso ao teto: cadeiras, telhado e sistema de calefação serão revitalizados. Haverá ainda melhorias no tratamento acústico e na parte hidráulica do teatro. Essas obras devem ser concluídas até dezembro de 2013.
Após a entrega dos espaços, a Pedreira deverá voltar a receber shows e eventos com público de até 25 mil pessoas e, na Ópera de Arame, as apresentações terão até mil espectadores. Já o Parque Náutico será adaptado para receber apresentações maiores, para até 50 mil pessoas.



