Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Ensino superior

Enade deixa de ser feito por amostragem

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) deixará de ser amostral e passará a avaliar todos os calouros e formandos dos cursos de graduação submetidos ao teste. A mudança entrará em vigor no ano que vem, quando participarão os universitários de 15 áreas do conhecimento, entre elas Administração, Direito e Psicologia.

Desde a criação do Enade, em 2004, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) selecionava amostras de alunos de cada curso. Embora o Inep considere o sistema seguro do ponto de vista estatístico, o modelo amostral é criticado pela Universidade de São Paulo (USP), que nunca participou do exame, juntamente com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Outro problema era o descontentamento dos alunos selecionados, que reclamavam do fato de terem que fazer prova num domingo, enquanto seus colegas eram dispensados.

"O Enade sempre foi um exame seguro metodologicamente. Ao torná-lo universal, estamos atendendo aos pedidos das instituições e investindo na credibilidade do instrumento. Esta mudança certamente acabará com aquela reclamação de alunos que questionavam por que alguns de seus colegas eram selecionados para a prova e outros não", disse, em nota, o presidente do Inep, Reynaldo Fernandes.

A novidade aumentará em 30% os custos do exame para o Ministério da Educação. Segundo o Inep, as despesas com o Enade deste ano ficaram em R$ 24 milhões, valor que subiria para R$ 35 milhões, se o teste tivesse sido aplicado no modelo universal. O Inep destacou que as atuais amostras cobrem entre 60% e 65% do alunado.

O Enade considera calouros os alunos que já cursaram entre 7% e 22% das disciplinas e formandos aqueles que concluíram pelo menos 80% do currículo. O exame é aplicado anualmente, mas cada área do conhecimento só faz o teste a cada três anos. No ano que vem, serão avaliados ainda alunos de Arquivologia, Biblioteconomia, Biomedicina, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social, Design, Formação de Professores (normal superior), Música, Secretariado Executivo, Teatro e Turismo.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.