Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Internet

“Encontrão Curitiba”, evento do Instagram, começa hoje

O Largo da Ordem “à la Monet” pelo fotógrafo Daniel Castellano | Imagens/Instagram
O Largo da Ordem “à la Monet” pelo fotógrafo Daniel Castellano (Foto: Imagens/Instagram)
Aí vem chuva!, enviada por @anaclaudianassif à Gazeta |

1 de 4

Aí vem chuva!, enviada por @anaclaudianassif à Gazeta

Bastidores do jornal são frequentes no instagram da Gazeta |

2 de 4

Bastidores do jornal são frequentes no instagram da Gazeta

3 de 4

Ovelhas no Parque Barigui, de @julianodebortoli para a Gazeta |

4 de 4

Ovelhas no Parque Barigui, de @julianodebortoli para a Gazeta

Curitiba tem tudo para ser a cidade mais fotografada deste fim de semana. A partir de hoje, a capital paranaense recebe o 3.º Encontro Nacional de Instagramers, também conhecido como "Encontrão Curitiba", que vai reunir mais de 50 usuários da rede social e moderadores das principais contas que selecionam destaques para diversos sites e portais da internet, como #gf_brasil, #entreamigosbrasil, #amigers, #jornalistasdeimagens e #cliquediaadia. O evento termina no domingo.

Além do Paraná, virão instagramers de Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Brasília, Goiás e Ceará. "Todos os participantes do encontro compartilham da paixão pela fotografia e nosso objetivo maior é melhorar e desenvolver nossas técnicas, além da confraternização natural que o evento proporciona", diz a organizadora do evento, a nutricionista Kátia Yumi, 43 anos.

Ela garante que as imagens feitas vão surpreender até os próprios curitibanos. "As expertises dos participantes são bem variadas e as preferências por certos temas ou formatos são evidentes, por isso esperem por retratos, paisagens, cenas urbanas, minimalismos, natureza e preto e branco", conta Kátia, um dos 150 milhões de usuários ativos no Instagram, segundo dados divulgados em 2013 pela empresa. Apesar de a rede não revelar o número exato de brasileiros ativos, o Brasil figura entre os cinco primeiros países com maior número de usuários.

O "Encontrão" nasceu em 2013, quando um grupo de instagramers visitou a exposição de fotos de um amigo em um restaurante de São Paulo. Uma dessas pessoas era a arquiteta carioca Heloisa Machado, 54, responsável por organizar a primeira edição do evento, que aconteceu em julho do ano passado no Rio de Janeiro.

Aplicativo

O fenômeno do "tirou, postou"

Em 2013, o diário Chicago Sun-Times anunciou que estava mandando embora toda a sua equipe de fotógrafos e, em contrapartida, iniciaria um treinamento para toda a redação aprender a tirar fotos com seus celulares. O exemplo é extremo, mas mostra perfeitamente a que patamar chegou a popularização da fotografia.

Há quem diga que a popularização começou com o advento das redes sociais, como o Orkut, criado em 2004, e o Instagram, concebido em 2010. Profissionais da área, contudo, apontam que ela ocorreu bem antes, com a popularização das câmeras digitais e dos celulares com câmera.

"Antes, o acesso aos equipamentos analógicos não era tão fácil e o processo de revelação era bastante demorado. Não é mais assim", explica o professor de fotojornalismo da PUCPR e do Centro Tecnológico Positivo, Fábio Muniz. Ele lembra, porém, "que a qualidade não é a mesma na maioria das vezes porque o fotógrafo profissional domina a parte técnica, sabe fazer boas composições e tem sensibilidade para entender o momento".

Instagram

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.