• Carregando...

Jovens católicos de várias partes do mundo estarão reunidos na cidade de Colônia, na Alemanha, na 20.ª Jornada Mundial da Juventude neste mês de agosto. O encontro, lançado pelo papa João Paulo II em 1984, será conduzido pelo papa Bento XVI, eleito em abril deste ano. Cerca de 800 brasileiros devem participar, entre os quais dez curitibanos convidados pela diocese alemã de Münster. Eles embarcam na noite desta terça-feira para o país germânico.

"Viemos adorá-lo" será o tema desta edição da Jornada, que tem por objetivo motivar os jovens para que continuem desenvolvendo seu trabalho pastoral nas paróquias de origem. É o que deseja o estudante de jornalismo Jônatas Dias Lima, de 21 anos, que representa a Arquidiocese de Curitiba. Ele é um dos jovens que foram escolhidos pelas boas atuações em suas comunidades.

O convite partiu do coordenador geral pastoral da Arquidiocese, padre Jair Jacon. "Ele perguntou se eu queria ir para a Alemanha conhecer o papa. Fiquei muito feliz. Eu nunca achei que fosse ser convidado. Acredito muito que tem o dedo de Deus", diz Jônatas. O estudante se dedica à Igreja há sete anos e hoje representa as paróquias dos bairros Portão, Capão Raso, Novo Mundo, Xaxim, Fazendinha e áreas próximas.

A expectativa de Jônatas é grande com a viagem. "Estou muito ansioso. É o maior encontro do mundo. Acho que só de chegar lá e ver uma multidão de pessoas de vários países faz a gente tomar novas forças". O encontro vai durar uma semana e Jônatas pretende trazer na bagagem todos os detalhes do encontro com o papa. "Além de muitas lembrancinhas, quero comentar como é conhecer tanta gente do mundo todo que tem a mesma fé, e o nosso líder máximo da Igreja Católica. Pretendo compartilhar a experiência e despertar a vontade de quem está aqui de ir nas próximas vezes", diz Jônatas.

A Jornada acontece de 15 a 21 de agosto e deve contar com a participação de cerca de um milhão de católicos, entre convidados e que viajam por conta. Os jovens participarão de encontros de integração e de reflexão do tema, e conhecerão as famílias que os receberão nos dias que antecedem o evento. Estão programados também festivais de música e passeios pela cidade.

O papa Bento XVI chega a Colônia para os últimos três dias de Jornada, quando serão realizadas atividades como vigília campal, celebração e trabalhos em grupo entre países de língua semelhante. No caso dos brasileiros, a integração será com jovens católicos de Portugal, Angola e Moçambique.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]