Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Educação

Enem tem dia “D” com redação

Sabotagens na prova de 2012 põem sob alerta exame deste ano. Correção de textos terá rigor extra

Prova de redação passará por pelo menos dois corretores, que pontuarão de zero a 200 cada uma das cinco competências exigidas do candidato | André Rodrigues/Gazeta do Povo
Prova de redação passará por pelo menos dois corretores, que pontuarão de zero a 200 cada uma das cinco competências exigidas do candidato (Foto: André Rodrigues/Gazeta do Povo)

A edição 2013 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) continua hoje com os testes de Redação, Lin­guagens e Matemática. Cer­ca de 7,1 milhões de candidatos, em 1.661 municípios, começaram a maratona de provas no sábado, quando foram desafiados a responder 90 enunciados de Ciências Humanas e Ciências da Natureza.

No segundo dia do Enem, os participantes terão cinco horas e meia para elaborar uma redação e responder mais 90 questões objetivas – 45 de Matemática e 45 relacionadas às disciplinas de Português, Literatura, Língua Estrangeira, Ar­tes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação. Os portões para os locais de prova serão fechados às 13 horas.

A recomendação do professor Marlus Geronasso, do curso Decisivo, é reservar de 50 minutos a 1h10, no início da prova, para redigir a redação. "Mais do que isso [1h10] compromete seriamente o desempenho do aluno nas outras questões", afirma o professor. Com isso, as outras questões terão, em média, cerca de três minutos para serem resolvidas.

Correção

Enquanto a correção das questões objetivas segue a metodologia da Teoria de Resposta ao Item (TRI), que considera o nível de dificuldade das questões para indicar o quanto valerão na nota final do candidato, a prova de redação passará por dois corretores, que pontuarão de zero a 200 cada uma das cinco competências exigidas do candidato.

Caso haja uma discrepância superior a 100 pontos na nota final da redação ou de mais de 80 pontos em pelo menos uma das competências, a redação passará por um terceiro corretor. Se a diferença de notas persistir, uma banca formada por três professores dará a nota final.

Primeiro dia

Ontem, primeiro dia do Enem na capital, o estudante César Augusto da Silva Júnior, 18 anos, chegou com três minutos de atraso ao local de prova, a UTFPR. Segundo o rapaz, seu ônibus demorou 30 minutos a passar. Outras particularidades, apenas a do grupo de jovens adventistas. Os sabatistas entraram no local dos exames, mas fizeram o teste somente a partir das 19 horas.

Até o meio-dia de ontem, não havia qualquer problema com o trânsito nas regiões mais centrais, como o Colégio Estadual do Paraná e da UTFPR.

O MEC monitora as redes sociais durante as provas, temendo vazamentos. O esquema de segurança mobiliza 23 mil pessoas.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.