Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Escalada da violência

Enquete: polarização ou desumanização, o que explica as comemorações pela morte de Charlie Kirk?

Além de homenagens de milhares de brasileiros, o assassinato do ativista conservador Charlie Kirk também desencadeou uma enxurrada de mensagens de ódio.
Além de homenagens de milhares de brasileiros, o assassinato do ativista conservador Charlie Kirk também desencadeou uma enxurrada de mensagens de ódio. (Foto: EFE/EPA/FILIP SINGER)

Ouça este conteúdo

Em meio às homenagens e atos de solidariedade de milhares de brasileiros em relação ao ativista conservador Charlie Kirk e sua família, a morte do norte-americano de 31 anos também desencadeou uma enxurrada de comentários, postagens e vídeos de ódio no país.

O historiador Eduardo Bueno “Peninha”, por exemplo, debochou do assassinato do conservador Charlie Kirk e afirmou em vídeo que a morte teria sido “boa para suas filhas”. Assim como ele, o neurocirurgião Ricardo Barbosa comemorou o assassinato. "Um salve a este companheiro de mira impecável. Coluna cervical", escreveu em um comentário no Instagram.

Os comentários geraram rapidamente inúmeras críticas e reações, como perda de contratos pelo historiador, e a revogação do visto americano do médico brasileiro. No entanto, a situação também gera questionamentos a respeito do que motivaria tanta disseminação de ódio. Na sua opinião, o que atitudes como a de Peninha e Barbosa revelam a respeito da sociedade brasileira atual?

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.