Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Orçamento restrito

Entidades científicas cobram governo Lula sobre cortes no orçamento que “ameaçam universidades”

Entidades científicas cobram governo Lula sobre cortes no orçamento que “ameaçam universidades”
Decreto foi assinado por Lula e pelo ministro da Educação, Camilo Santana, em abril. (Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasi)

Ouça este conteúdo

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e a Academia Brasileira de Ciências (ABC) criticaram os cortes determinados pelo governo Lula (PT) nos repasses para universidades. As organizações alertaram nesta segunda-feira (19) para o risco de paralisação de atividades acadêmicas e administrativas.

No dia 30 de abril, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou um decreto que autoriza o Ministério da Educação (MEC) a liberar apenas 61% do orçamento de cada instituição até novembro deste ano.

"Mais de 90% da pesquisa científica brasileira é resultado das pesquisas realizadas nas universidades públicas do país. A limitação orçamentária imposta não apenas ameaça a continuidade das pesquisas, como também compromete a formação de profissionais altamente qualificados, essenciais para o desenvolvimento econômico, social e tecnológico do país", diz o comunicado.

VEJA TAMBÉM:

As entidades consideram que a medida compromete o funcionamento básico das universidades, impacta a produção científica nacional e ameaça diretamente a formação de profissionais qualificados. “Essa política não atinge apenas a ciência – destrói um dos principais mecanismos de ascensão social no Brasil”, diz a nota pública.

No documento, a SBPC e a ABC destacam que “as universidades públicas são a porta de entrada para milhares de estudantes pobres, negros e periféricos que dependem delas para romper o ciclo da desigualdade, empurrando os mais vulneráveis para o ensino privado e o endividamento”.

O governo restringiu pelo segundo ano consecutivo os repasses para universidades. A distribuição de recursos, que era mensal, será realizada em três parcelas até o fim de 2025. A primeira até maio, a segunda até novembro e a última em dezembro.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.