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A perita criminal Joice Malakoski, chefe da divisão técnica da capital, diz que em 98% dos casos os acidentes são causados por falha humana, incluindo a falta de manutenção dos veículos. A equipe de Joice está responsável pelo laudo do acidente com o ligeirinho que matou duas pessoas e feriu outras 32 na Praça Tiradentes. Um perito criminal e um engenheiro mecânico ficarão responsáveis pelo laudo, que deverá ficar pronto em 30 dias, no mínimo.

Como funciona a perícia?

Foi feita perícia do local e foi pedido para que o ônibus ficasse isolado para que fossem feitos exames complementares.

Na perícia no local foi possível tirar alguma conclusão?

Conversei com o perito responsável. Como demorou algum tempo para se retirar o ônibus, que ficou encravado na fachada do estabelecimento comercial e ali não teria condição de se efetuar os exames complementares, o veículo foi isolado para que isso seja feito. Ali só o que se pode constatar é que não efetuou a curva, passou reto, atingiu um ponto de ônibus e entrou no estabelecimento comercial. Exames complementares vão ser feitos para se chegar à velocidade, descartar ou identificar uma falha mecânica. Descartada falha mecânica, resta a falha humana.

Num primeiro momento, a perícia está indo por essa linha de falha mecânica?

Como uma falha mecânica deixaria vestígios, temos que analisar todos os vestígios. O local foi examinado. O próximo passo seria verificar o veículo e se houve ou não falha mecânica e aí terminaria a perícia. Uma eventual falha humana não seria mais nossa alçada. Se fosse mal súbito ou algo assim, seria (descoberto por) exame do IML do condutor.

A frente do ônibus ficou arrebentada. Como um perito descobre no meio do ferro, do que ficou, se houve falha antes da colisão?

Vamos precisar ainda de outros exames. Vamos ter que recorrer a laboratórios para verificar esse tipo de coisa.

O que a experiência de outros casos revela?

Diria que 98% dos casos são por falha humana. É muito rara a falha mecânica. Muitas vezes as pessoas chamam de falha mecânica a falta de manutenção. Isso não é falha mecânica, é desleixo com manutenção do veículo. É muito raro, mas a falha mecânica existe. Nestes 2% estaria também a condição viária que proporciona o sinistro (como falha de sinalização, condição insegura da via, buraco grande na via).

Por que a falha humana é a mais comum?Por imprudência.O excesso de velocidade é uma das principais causas de sinistro, álcool e drogas têm grande parcela. Também tem uma grande parcela de falha de manutenção, que entra como falha humana porque o proprietário é responsável pela manutenção do seu veículo.

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