Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Educação

Escolas longe do século 21

Levantamento revela que a realidade em algumas escolas ainda está longe do ideal: faltam laboratórios, bibliotecas e quadras para a prática de esportes

Em tempos de globalização e investimentos sociais, parece difícil imaginar uma escola sem biblioteca, quadra esportiva, laboratório de ciências e de informática. No entanto, essa é a realidade de algumas cidades do Paraná. De acordo com dados do Sistema de Estatísticas Educacionais (Edudatabrasil) do Ministério da Educação (MEC), existem no estado 5.538 escolas públicas de ensino fundamental, entre municipais e estaduais, mas apenas 3.304 têm bibliotecas. Há também 20 cidades paranaenses com escolas sem canchas poliesportivas, entre elas Bocaiúva do Sul, Manfrinópolis, Tunas do Paraná e Agudos do Sul, todas próximas da capital. Os dados são de 2006 e referem-se ao último levantamento sobre o assunto feito pelo MEC.

O Edudatabrasil mostra também que há cerca de 500 escolas de ensino fundamental com estrutura para apenas uma sala de aula. E o que parecia ser um avanço começou a ser um problema. Na era da informatização, apenas 27% das escolas públicas paranaenses têm laboratório de informática. O quadro não é muito diferente quando muda-se o foco da carteira para o quadro-negro: ainda existem no estado cerca de 20 mil professores lecionando sem curso universitário.

Ao ser questionada sobre os números, a Secretaria de Estado da Educação (Seed) apresentou novos dados, porque nos últimos dois anos foram feitos diversos investimentos nas escolas estaduais. Por causa disso, hoje 97% das escolas estaduais têm laboratório com informática, 85% têm quadras esportivas e 91% possuem biblioteca.

Motivação

O presidente executivo do movimento nacional Todos Pela Educação, Mozart Neves Ramos, afirma ser inadmissível que ainda existam escolas sem infra-estrutura básica em pleno século 21. "O professor vai para escola e precisa colocar seus conhecimentos em prática. E ensinar Física, Química e Biologia somente com o giz é quase impossível", afirma. Ele diz acreditar que a formação do professor é essencial para a motivação do aluno em aprender determinada disciplina. "Isto repercute diretamente no interesse do estudante", diz.

Ramos, que já foi professor, sabe das dificuldades em lecionar Física para alunos de escolas públicas com a falta de infra-estrutura. "Hoje em dia sabemos que, para motivar os estudantes nessas disciplinas, tem de haver um conteúdo experimental", explica. "Quando a infra-estrutura é falha, faltará também com certeza a complitude da formação plena de nossos alunos, ocasionando dificuldade em acompanhar o curso superior", completa.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.