Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Paraná no congresso

Escolha do líder da bancada segue confusa

Brasília – A escolha do novo coordenador da bancada paranaense no Congresso Nacional foi adiada ontem pela segunda vez. Ela deve ser realizada na próxima quarta-feira, quando os parlamentares têm um encontro com o prefeito de Curitiba, Beto Richa (PSDB), para discutir emendas ao orçamento. Após muita confusão, a tendência é que haja uma eleição entre os deputados Alex Canziani (PTB), Dilceu Sperafico (PP) e Rodrigo Rocha Loures (PMDB).

O coordenador é o responsável pela tramitação das emendas feitas em conjunto pela bancada ao orçamento da União. Neste ano, elas representam cerca de R$ 200 milhões em recursos previstos para o estado. O valor é 10% maior do que o das emendas individuais. Além dessa função, é o líder que cuida do relacionamento dos 30 deputados e 3 senadores com os governos federal e estadual.

A escolha deveria ter ocorrido na última terça-feira, em uma reunião que também tratou do Plano Plurianual de Investimentos do governo federal. O atual coordenador, Chico da Princesa (PR), disse que a troca deveria ser realizada em outro encontro. Após discutir com o colega Ricardo Barros (PP), afirmou que marcaria a eleição para ontem, às 15h30.

Chico, porém, reviu a situação e agendou uma reunião para a próxima quarta-feira. Apesar disso, o deputado Osmar Serraglio (PMDB) reservou um plenário da Câmara e convocou os demais paranaenses para definir a escolha às 15 horas. O próprio Serraglio faltou à reunião, que contou com 13 deputados e precisaria de 17 parlamentares para ter quórum.

Durante o encontro, um documento que pedia a aclamação de Canziani para coordenador e Sperafico para coordenador-adjunto circulou entre os parlamentares. Sperafico disse que não sabia da lista. "Não aceito ser adjunto, sou candidato apenas a coordenador e, se for necessário, disputo eleição."

Canziani, beneficiário do documento, faltou à reunião. O terceiro candidato, Rocha Loures, reforçou a intenção de ocupar o cargo e lamentou a tensão entre os colegas. "Não é uma eleição para diretório acadêmico, mas a escolha do líder da bancada federal do quinto estado mais rico do país", disse. (AG)

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.