Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Dificuldades

Condições precárias não afastam os peregrinos de Copacabana

Famílias cariocas abriram as portas para atender os peregrinos. Há forte segurança no local, tanto da Força Nacional quanto da Polícia Militar

Fiéis na Praia de Copacabana: dificuldades não diminuíram a animação | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
Fiéis na Praia de Copacabana: dificuldades não diminuíram a animação (Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo)

Milhares de pessoas dormiram na areia e nas ruas da região da praia de Copacabana para participar da missa da manhã deste domingo (28) com o Papa Francisco, na Jornada Mundial da Juventude 2013, no Rio de Janeiro. A vigília foi bastante dura: vento, frio, incomodidades para se alojar e dificuldades para atender necessidades básicas, principalmente para ir ao banheiro.

Durante a madrugada, a prefeitura lavou os banheiros químicos com caminhões-pipa. "O cheiro era insuportável e dava para sentir do meu apartamento", disse a estudante de Medicina, Laila Rozemberg , de 27 anos, que ocupa o décimo andar de um edifício na Avenida Atlântica. "Fiquei com pena dos peregrinos", continuou.

Mas não faltou a solidariedade dos cariocas. Muitas famílias abriram as portas para atender os peregrinos, como a judia Gina Dachis, professora aposentada de 74 anos. "Deixei quem passou por aqui entrar na missa casa", disse. Segundo ela, impressionava a limpeza e a educação dos fiéis. "Eles deixaram a rua aqui perto organizada, com o lixo em sacos plásticos. No réveillon é bem diferente, tudo fica pelo chão, esse evento é bem diferente", afirmou.

Mesmo em condições precárias, a animação dos fiéis não diminuiu. A grande maioria dos jovens acompanhou todos os ritos da missa – ficou de joelhos, em pé, deu a paz, cantou, etc. – e ensaiou a dança oficial do flash mob da JMJ.

Há forte segurança em toda a região, com o efetivo tanto da Força Nacional quanto da Polícia Militar, principalmente pela presença da presidente Dilma Rousseff e outros chefes de estado, como Cristina Kirchner, da Argentina, e Evo Morales, da Bolívia.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.