• Carregando...
O papa no Rio: para o jornal italiano "Corrière de la Sierra", pontífice viveu "situação de perigo extremo" | Reuters
O papa no Rio: para o jornal italiano "Corrière de la Sierra", pontífice viveu "situação de perigo extremo"| Foto: Reuters

A primeira viagem internacional do papa Francisco, que chegou nesta segunda-feira ao Rio (22/07), repercutiu nos principais jornais estrangeiros.

Veja fotos do papa Francisco no Brasil

A viagem do Papa foi destaque no site do italiano "La Repubblica" o dia inteiro. O jornal ressaltou que o Papa ficou preso no trânsito na Avenida Presidente Vargas, "em meio à multidão". Após ser recebido pela presidente Dilma Roussef, Francisco seguiu em direção à Catedral Metropolitana e a segurança do Pontífice foi "completamente ignorada". De acordo com o jornal, o carro foi bloqueado repetidas vezes e Francisco ficou "à mercê". A "cena quente" resultou em momentos de ansiedade para a segurança do Papa.

O "Corrière de la Sierra" descreveu os bloqueios ao carro que transportava o Papa como uma "situação de perigo extremo". Como Francisco decidiu seguir em um carro sem blindagem, o jornal ressalta que coube aos seguranças blindar o automóvel, afastando de forma rude, com tapas, os fiéis.

O espanhol "El País" afirmou que a chegada do Papa argentino ao Rio foi marcada por confusões e problemas de segurança. "Bergoglio não só recusou o papamóvel blindado, como escolheu um dos menores carros do mercado - um Fiat Idea - e uma escolta reduzida para fazer seu trajeto até o Palácio Guanabara. Além disso, o motorista errou o caminho e provocou momentos alarmantes, com uma multidão cercando o carro". O "El País" também afirmou que o Papa se atrasou em 50 minutos para o encontro com as autoridades brasileiras.

"Difícil imaginar uma situação mais tensa para as autoridades brasileiras", descreveu no início de sua reportagem o correspondente francês no Rio Nicolas Bourcier para o "Le Monde". Bourcier ressaltou a quebra de protocolos do Papa, que mudou seu itinerário pouco antes da viagem para poder encontrar com os fiéis antes da reunião com autoridades no Palácio Guanabara.

Segundo o correspondente, "ainda se recuperando do mal-estar social de junho, as autoridades brasileiras tiveram que acatar os pedidos do Papa Francisco". No jornal francês, porém, o nascimento do filho do príncipe William e da duquesa de Cambridge Catherine ganhou mais destaque. O inglês "Guardian" e o americano "The New York Times" também deram ampla cobertura à comemoração britânica.

Já o argentino "La Nación" preferiu destacar os milhares reunidos para receber o Papa, num "forte clamor popular". As primeiras palavras de Francisco no Brasil, no Palácio Guanabara, ganharam as manchetes do site na noite desta segunda-feira: "Não trago ouro nem prata. Mas, sim, o mais valioso: Jesus Cristo", anunciou o Pontífice.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]