• Carregando...
Jovens na Via Sacra da JMJ | Aniele Nascimento/Agência de Notícias Gazeta do Povo
Jovens na Via Sacra da JMJ| Foto: Aniele Nascimento/Agência de Notícias Gazeta do Povo
  • Multidão reunida em Copacabana, na JMJ, na noite de sexta
  • Registro da Cruz Peregrina
  • Palco onde é encenada a Via Sacra
  • Ator que interpreta o papel de Jesus Cristo na Via Sacra
  • Jovens carregam a cruz durante a Via Sacra
  • Papa Francisco dá início aos ritos para a Via Sacra
  • Multidão aguarda a Via Sacra em Copacabana
  • Via Sacra, em Copacabana, reúne multidão de peregrinos
  • Francisco desfila em papamóvel e abençoa crianças
  • Chegada do papa à Copacabana na noite de sexta

O papa Francisco pediu oração aos jovens que morreram na tragédia da boate Kiss, na cidade gaúcha de Santa Maria, em janeiro deste ano. A oração ocorreu no final da cerimônia da Via Sacra (via-crucis), na 14ª estação, em Copacabana, na noite desta sexta-feira (26).

Veja fotos da Via Sacra

Vídeo: veja como foi a Via Sacra

Veja fotos da agenda do papa no Rio nesta sexta-feira (26)

Leia o discurso do papa Francisco na Via Sacra

Em seu discurso aos peregrinos na praia de Copacabana, o papa fez referência ao primeiro nome dado ao Brasil, 'Terra de Santa Cruz'. "A cruz de Cristo foi plantada não só na praia, há mais de cinco séculos, mas também na história, no coração e na vida do povo brasileiro e muitos outros povos. O Cristo sofredor, o sentimos próximo, como um de nós que compartilha o nosso caminho até o final. Não há cruz, pequena ou grande, da nossa vida que o Senhor não compartilhe conosco", disse o papa.

Depois de rezar a oração do Pai-Nosso em latim, o pontífice concluiu a cerimônia de via-crúcis. O papa Francisco foi bastante aplaudido pelos milhares de fiéis em Copacabana.

Via Sacra

A via-crúcis foi uma das grandes atração da Jornada Mundial da Juventude e tratou de temas contemporâneos dos jovens, enquanto relembrou o caminho de Jesus em direção à crucificação, segundo a fé cristã. Já no final da cerimônia, o papa pronunciou um discurso.

Foram 13 estações ao longo da Avenida Atlântica, na orla de Copacabana, nas quais foram reproduzidos elementos da Via Dolorosa, de Jerusalém, misturados a símbolos do Rio de Janeiro, como a Escadaria Selarón e o Arpoador.

Para dialogar com a juventude, foram escolhidos os seguintes temas para cada uma das estações: "jovem missionário", "jovem convertido", "jovem de comunidade de recuperação", "jovem falando em nome das mães", "seminarista", "religiosa que luta pela vida", "casal de namorados", "jovem falando pelas mulheres que sofrem", "estudante cadeirante", "jovem das redes sociais", "presidiário ou jovem da pastoral penal", "jovem com doença terminal", "jovem deficiente auditivo" e "jovens da África, América do Norte, da América Latina e do Caribe, da Europa, da Ásia e da Oceania".

A última das estações ocorreu no próprio altar montado na praia, de onde o papa Francisco acompanhará todo o trajeto. Cortejo formado por 300 pessoas levou a Cruz Peregrina ao longo do percurso entre a Rua Paula Freitas e a Avenida Princesa Isabel. Cássia Kiss e Ana Maria Braga participaram das encenações.

A Cruz Peregrina, a cruz de madeira que João Paulo II entregou aos jovens do mundo em 1984 para que a levassem por todo o planeta e é o símbolo das JMJ, foi carregada por 20 jovens dos cinco continentes.

A praia de Copacabana recebeu um público ainda maior que o de quinta-feira, 25, quando um milhão de pessoas assistiram a missa de Acolhida da Jornada Mundial da Juventude.

FotosVia Sacra

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]