• Carregando...
Papa acena para os fiéis em Aparecida | EFE/DAVID FERNÁNDEZ
Papa acena para os fiéis em Aparecida| Foto: EFE/DAVID FERNÁNDEZ

Roteiro

Veja a programação do papa Francisco para os próximos dias:

Quinta-feira, dia 25

• Chaves: Encontra-se com o prefeito do Rio, Eduardo Paes, e recebe as chaves da cidade.

• Favela: Vai à comunidade de Varginha, em Manguinhos (zona norte)

• Copacabana: Chega de helicóptero às 16h45 ao Forte Copacabana. De papamóvel segue até o outro lado da praia, no Leme. No palco, faz saudação aos jovens e um discurso, às 18 horas.

Sexta-feira, dia 26

• Confissão: Recebe a confissão de cinco jovens, cada um representando um continente, na Quinta da Boa Vista.

• Presos: Encontra-se com jovens detentos no Palácio Arquiepiscopal São Joaquim, onde faz oração do Angelus Domini

• Via-Crúcis: À noite, participa de encenação da Via-Crúcis na orla de Copacabana.

Sábado, dia 27

• Catedral: Faz o sermão em missa com bispos e religiosos na Catedral de São Sebastião. Participa de evento com autoridades, artistas e personalidades no Teatro Municipal.

• Guaratiba: À noite, participa de vigília de oração com os participantes da Jornada Mundial da Juventude no Campus Dei.

Domingo, dia 28

• Visita: Sobrevoa de helicóptero o Cristo Redentor antes de seguir para Guaratiba.

• Missa: Às 10 horas, celebra a missa de encerramento da Jornada Mundial da Juventude em Guaratiba. Na hora do almoço, faz oração do Angelus Domini.Depois, participa de reunião com voluntários da jornada no Riocentro e se despede do Rio.

250 mil pessoas devem acompanhar as atividades religiosas de Sua Santidade em Aparecida, segundo estimativa de Marcelo Monteiro, secretário municipal de Segurança Pública e Trânsito.

  • Papa se alegra com a recepção dos fiéis em Aparecida
  • Após a missa, papa abençoa peregrinos
  • Vista geral do altar
  • Papa acolhe a imagem de Nossa Senhora Aparecida
  • Papa Francisco inicia a celebração da santa missa
  • Papa Francisco no altar da Basílica de Aparecida
  • Francisco faz reflexão na capela dos apóstolos
  • Fiéis terão que enfrentar chuva para acompanhar a visita do papa Francisco
  • Francisco acena na saída do local onde está hospedado no Rio
  • Multidão aguarda o papa no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida
  • Francisco usou um helicóptero militar para ir de São José dos Campos até Aparecida
  • Francisco foi recebido por uma delegação ao sair do helicóptero
  • O papa desceu do helicóptero por volta das 10h15
  • Francisco acena para a multidão em Aparecida

O papa Francisco celebrou uma missa no Santuário Nacional de Aparecida na manhã desta quarta-feira (24). O ato religioso teve início às 11 horas e terminou por volta das 12h30. Após a celebração, o pontífice abençoou o público, a partir de uma tribuna do santuário. Ele pediu que os fiéis rezassem por ele e disse que volta ao Brasil em 2017.

"Eu peço um favor, rezem por mim. Necessito. Que Deus os abençoe e Nossa Senhora Aparecida cuide de vocês. Até 2017, porque eu vou voltar", afirmou Francisco. Em 2017, fará 300 anos que a imagem de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada no rio Paraíba do Sul, em São Paulo.

Veja fotos do papa em Aparecida

Na visita ao santuário, localizado a 180 quilômetros da capital paulista, está previsto ainda um almoço com o séquito papal, os bispos da Província Eclesiástica de Aparecida e estudantes do Seminário Bom Jesus, localizado na cidade.

O pontífice retorna ao Rio de Janeiro às 16h10, onde ainda participa de uma visita ao Hospital São Francisco da Providência de Deus, às 18h30.

Na Basílica, o Santo Padre foi presenteado com uma réplica da imagem de Nossa Senhora Aparecida. Francisco foi o terceiro papa a visitar o Santuário. Antes dele, João Paulo II e Bento XVI também estiveram em Aparecida.

O papa ficará no Brasil até o próximo domingo (28) para participar da Jornada Mundial da Juventude, principal evento internacional da juventude católica.

Evangelho e homilia

Um trecho do Evangelho de São João foi proclamado em Aparecida e tratava da festa de casamento de Canaã, na qual Jesus transformou água em vinho. Segundo a fé católica, esse foi o primeiro milagre público de Cristo.

Francisco deu início à homilia afirmando que estava muito feliz por estar no Santuário de Aparecida. O papa citou a visita dele à Basílica, em 2007, por ocasião da 5ª Conferência do Episcopado Latino-americano. Naquela oportunidade, o então cardeal de Buenos Aires, se consolidou como líder continental da Igreja. Ele foi relator do documento final.

Em sua pregação, o pontífice falou sobre a misericórdia de Deus e sobre a importância de se manter a esperança na vida. Segundo o papa, o cristão precisa se deixar surpreender por Deus. Ele pediu que a sociedade mantenha e valorize a solidariedade, a caridade, a felicidade e a perseverança.

Durante a homilia, Francisco citou os ensinamentos de Bento XVI. O papa também alertou a juventude contra o que chamou de "ídolos passageiros". "É verdade que, hoje, mais ou menos todas as pessoas, e também os nossos jovens, experimentam o fascínio de tantos ídolos que se colocam no lugar de Deus e parecem dar esperança: o dinheiro, o poder, o sucesso, o prazer", afirmou o pontífice.

Confira a íntegra da homilia do papa Francisco em Aparecida.

Antes da celebração, o papa venerou a imagem de Nossa Senhora Aparecida. Ele rezou na Capela dos Apóstolos, no interior do Santuário Nacional, e pediu a interseção da Mãe Aparecida aos peregrinos que participam da Jornada Mundial da Juventude e também a todos os devotos. A veneração foi encerrada por volta das 10h45. Logo depois, o papa foi se preparar para a missa.

Chegada do Santo Padre a Aparecida

O papa Francisco chegou a Aparecida por volta das 10h20 desta quarta-feira (24) em um helicóptero das Forças Armadas. Ao desembarcar, o papa cumprimentou autoridades e seguiu para o papamóvel. Francisco desfilou e acenou para multidão, que o aguardava no Santuário Nacional de Aparecida.

O Santo Padre foi recepcionado por uma comitiva formada pelo governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), e pelo arcebispo de Aparecida, dom Raymundo Damasceno.

Leia a saudação do arcebispo de Aparecida ao papa Francisco.

Mais cedo, ele havia desembarcado em São José dos Campos (SP) por volta das 9h30. Ele veio à cidade à bordo de um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), que deixou o aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, por volta das 8h25.

Com frio e chuva, multidão aguardou o pontífice

Milhares de pessoas passaram a noite sem dormir em Aparecida, no interior paulista, à espera do papa Francisco. Ele chegou nesta manhã à cidade para celebrar missa na Basílica do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, na segunda visita ao local, a primeira na condição de pontífice.

Às 4h30, não havia mais vaga nos estacionamentos. A entrada de carros e ônibus foi controlada para que a quantidade ficassem em pouco mais de 2 mil.

O movimento de romeiros começou a aumentar às 21 horas de terça-feira (23), quando já era muito grande o número de peregrinos na fila para pegar a senha de acesso ao interior da Basílica de Nossa Senhora Aparecida. A distribuição de senhas começou às 5 horas.

Mesmo sob o frio e a chuva que duraram toda a madrugada, fiéis de várias idades entre os quais muitos idosos permaneceram na fila. Alguns improvisaram barracas com plásticos outros vieram prevenidos com barracas de acampamento, capa de chuva, casacos, forros e até cobertores enrolados no corpo.

Além dos fiéis na fila, uma multidão já ocupa a praça em frente à basílica e acompanhou a chegada do santo padre e a cerimônia por meio de telões.

Papa em Aparecida

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]