• Carregando...
 |
| Foto:

CachaçaNão é à toa que o dicionário Aurélio traz como sinônimo de cachaça a palavra "morretiana". Maior produtor de cana-de-açúcar do litoral paranaense, Morretes tem tradição na fabricação da bebida. Um exemplo é a cachaça orgânica produzida pela Porto Morretes. A empresa não utiliza produtos químicos em nenhuma das fases do processo de produção da cachaça, vendida para todo o Brasil, além de Estados Unidos, Canadá e Suíça.

Banana

O litoral é responsável por cerca de 80% da produção de banana de todo o estado. A banani-cultura se destaca principalmente em Guaratuba, no litoral sul, onde a produção é mais intensiva e tecnológica. De lá saem, aproximadamente, 80 mil toneladas da fruta todos os anos. Com uma produção menos desenvolvida devido às restrições ambientais e a dificuldade de acesso, Guaraqueçaba lidera o cultivo no litoral norte. Alta produtividade e trabalho em família caracterizam a fazenda Banage, em Guaratuba.

MandiocaCultivada em abundância nos municípios do litoral, a mandioca é a matéria-prima de uma tradição que resiste ao tempo: a produção artesanal da farinha de mandioca nas farinheiras do litoral. O grande diferencial do produto é a adição do amido, parte nobre da mandioca, que o deixa mais rico e saboroso. Quando feita sem o produto, a farinha tende a ficar mais seca e perde em sabor.

PalmitoO clima úmido e chuvoso do litoral faz com que a região seja considerada a melhor do estado para o plantio de palmáceas. A produção de pupunha e palmeira real vem se consolidando com uma alternativa rentável para os cerca de 500 produtores do litoral, que precisaram buscar formas de aliar produtividade e preservação ambiental. A presença de 11 indústrias de beneficiamento do produto na região favorece ainda mais o cultivo das plantas rústicas, cujo manejo é simples e não exige grandes investimentos.

Olericultura

O plantio de hortaliças é das principais atividades produtivas da região litorânea. Fonte importante de renda para a agricultura familiar, a produção é absorvida pelo litoral, Curitiba e região metropo-litana. Junto com as frutas, as hortaliças produzidas no litoral são utiliza-das para fazer conservas e compotas.

Pescado

Base do sustento de muitas famílias, a pesca artesanal ainda é predominan-te no litoral paranaense. Com exceção de Guaratuba, onde a atividade é mais industrializada, o restante dos municípios realiza a tradicional pesca de "sol a sol". Entre os destaques da região estão o pescado marinho e o camarão de captura. Aproveitando o grande potencial da região, estão sendo implantados projetos de cultivo de ostras e mexilhões em alguns pontos do litoral, em especial em Guaraqueçaba. A bordo do barco Anthony, Joel de Lima, 53, e o companheiro Márcio Biga, 37, da colônia de pescadores de Matinhos, enfrentam sol e chuva para garantir a renda da família.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]