Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Língua portuguesa

Livro da ABL vai ser referência no PR na adoção da reforma ortográfica

De acordo com Keila Lima, técnica pedagógica do Departamento de Educação Básica (DEB) da Seed, a reforma foi pequena e atinge cerca de 0,5% das palavras

Professora Martinha Aparecida Vieira indica algumas palavras que mudaram a grafia | Marcelo Elias/Arquivo Gazeta do Povo
Professora Martinha Aparecida Vieira indica algumas palavras que mudaram a grafia (Foto: Marcelo Elias/Arquivo Gazeta do Povo)

A Secretaria de Educação do Paraná (Seed) não pretende promover curso algum de capacitação com os professores da rede para adoção da nova ortografia. A Seed vai adotar o livro Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (Volp), da Academia Brasileira de Letras (ABL), como manual para os professores, no processo de adaptação às mudanças. O livro deve ser lançado no próximo mês de fevereiro.

Desde o dia primeiro de janeiro está valendo o acordo de unificação ortográfica da língua portuguesa, que, no Brasil, alterou a grafia de algumas palavras no que diz respeito ao uso do hífen, acentuação e trema. O prazo para adoção da nova grafia é até 31 de dezembro de 2012. O Brasil foi o primeiro país de língua portuguesa a adotar a nova grafia. De acordo com Keila Lima, técnica pedagógica do Departamento de Educação Básica (DEB) da Seed, a reforma foi pequena e atinge cerca de 0,5% das palavras. "Não é algo muito complicado para os professores. São detalhes que os professores já estão acostumados a lidar. Não sentimos necessidade de realizar um treinamento específico. E vamos seguir a lei que obriga a adoção completa até 2012", comentou a técnica pedagógica. O DEB é o departamento responsável pela parte pedagógica da Secretaria, e trabalha, junto aos 32 núcleos espalhados pelo estado, as disciplinas ministradas em salas de aula.

A técnica pedagógica explicou ainda que desde 2007, por meio do programa DEB Itinerante, visita os núcleos da Seed e que a reforma ortográfica tem sido discutida com os professores. "Era uma das pautas dentro do nosso programa de disseminação de diretrizes. Em 2008, o assunto passou a ser abordado em salas de aula, como orientação aos alunos sobre as mudanças. Nós já tínhamos o acordo ortográfico de todos os países e percebemos que seriam poucas mudanças no Brasil. Como o prazo para adoção completa é até 2012, vamos avaliar a necessidade de algum treinamento específico quando começarem as aulas", comentou a pedagoga. Por enquanto, a Seed não sentiu necessidade de realizar nenhum treinamento específico com os professores.

Os livros didáticos deste ano, que serão usados pelos alunos, ainda estão com a ortografia antiga. Somente em 2010 é que os livros deverão chegar às salas de aula atualizados. "Por lei nós temos que aceitar as duas grafias até 2012. O aluno não vai ser punido se escrever com a grafia antiga, não vai perder nota por isso, mesmo porque os livros ainda estão sendo adaptados. Claro que vamos orientar o aluno quando ele escrever uma palavra, que teve mudança, com a grafia antiga. Mas ele não vai perder nota", explicou Keila.

Na rede municipal de ensino de Curitiba, está previsto um curso de capacitação para os profissionais da rede e para os novos professores aprovados em concurso que vão ingressar na carreira. Também é recomendada a utilização do serviço Telegramática no 3218-2425, atualizado com a nova grafia.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.