• Carregando...
Professora Martinha Aparecida Vieira indica algumas palavras que mudaram a grafia | Marcelo Elias/Arquivo Gazeta do Povo
Professora Martinha Aparecida Vieira indica algumas palavras que mudaram a grafia| Foto: Marcelo Elias/Arquivo Gazeta do Povo

A Secretaria de Educação do Paraná (Seed) não pretende promover curso algum de capacitação com os professores da rede para adoção da nova ortografia. A Seed vai adotar o livro Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (Volp), da Academia Brasileira de Letras (ABL), como manual para os professores, no processo de adaptação às mudanças. O livro deve ser lançado no próximo mês de fevereiro.

Desde o dia primeiro de janeiro está valendo o acordo de unificação ortográfica da língua portuguesa, que, no Brasil, alterou a grafia de algumas palavras no que diz respeito ao uso do hífen, acentuação e trema. O prazo para adoção da nova grafia é até 31 de dezembro de 2012. O Brasil foi o primeiro país de língua portuguesa a adotar a nova grafia. De acordo com Keila Lima, técnica pedagógica do Departamento de Educação Básica (DEB) da Seed, a reforma foi pequena e atinge cerca de 0,5% das palavras. "Não é algo muito complicado para os professores. São detalhes que os professores já estão acostumados a lidar. Não sentimos necessidade de realizar um treinamento específico. E vamos seguir a lei que obriga a adoção completa até 2012", comentou a técnica pedagógica. O DEB é o departamento responsável pela parte pedagógica da Secretaria, e trabalha, junto aos 32 núcleos espalhados pelo estado, as disciplinas ministradas em salas de aula.

A técnica pedagógica explicou ainda que desde 2007, por meio do programa DEB Itinerante, visita os núcleos da Seed e que a reforma ortográfica tem sido discutida com os professores. "Era uma das pautas dentro do nosso programa de disseminação de diretrizes. Em 2008, o assunto passou a ser abordado em salas de aula, como orientação aos alunos sobre as mudanças. Nós já tínhamos o acordo ortográfico de todos os países e percebemos que seriam poucas mudanças no Brasil. Como o prazo para adoção completa é até 2012, vamos avaliar a necessidade de algum treinamento específico quando começarem as aulas", comentou a pedagoga. Por enquanto, a Seed não sentiu necessidade de realizar nenhum treinamento específico com os professores.

Os livros didáticos deste ano, que serão usados pelos alunos, ainda estão com a ortografia antiga. Somente em 2010 é que os livros deverão chegar às salas de aula atualizados. "Por lei nós temos que aceitar as duas grafias até 2012. O aluno não vai ser punido se escrever com a grafia antiga, não vai perder nota por isso, mesmo porque os livros ainda estão sendo adaptados. Claro que vamos orientar o aluno quando ele escrever uma palavra, que teve mudança, com a grafia antiga. Mas ele não vai perder nota", explicou Keila.

Na rede municipal de ensino de Curitiba, está previsto um curso de capacitação para os profissionais da rede e para os novos professores aprovados em concurso que vão ingressar na carreira. Também é recomendada a utilização do serviço Telegramática no 3218-2425, atualizado com a nova grafia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]