• Carregando...
A família Rutz aproveita o fim de semana para aliar atividades da casa com o lazer | Priscila Forone/Gazeta do Povo
A família Rutz aproveita o fim de semana para aliar atividades da casa com o lazer| Foto: Priscila Forone/Gazeta do Povo

O costume de ir à igreja

Ainda como atividade frequente dos moradores da Grande Curitiba está o costume de ir à igreja: 38%.

Porém, 41% considera-se praticante. Os que costumam ir com mais frequência são os protestantes, com um índice de 63%, seguidos dos evangélicos/crentes, com 61%, e dos católicos, com a margem de 32%.

Ainda segundo a pesquisa, 39% dos entrevistados vão à igreja de vez em quando e 19% nunca vão.

Do total de pessoas ouvidas na pesquisa, 62% são católicos, 20% evangélicos/crentes e 7% agnósticos – sem religião. Dados referentes apenas a Curitiba, comparados com a pesquisa realizada pela Gazeta no ano 2000, mostram uma queda na proporção de católicos: de 71% (2000) para 62% (2008), enquanto os evangélicos passaram de 16% (2000) para 20% em 2008.

  • Veja quais são as atividades preferidas dos moradores da Grande Curitiba

A pesquisa da Gazeta mostrou uma nítida diferença entre os moradores da Grande Curitiba que têm filhos e os que não têm, quando o tema é o que fazem quando não estão trabalhando. Dos 1.168 entrevistados que têm filhos até 9 anos e que moram com eles, 71% informam que a primeira opção de atividade é brincar com as crianças da casa. Ao mesmo tempo, para toda a base de pesquisados – 3.780 pessoas – a primeira atividade é ouvir música, também com um índice de 71%. Seguindo nas preferências de atividades, estão as relacionadas à casa: 66% dizem ir ao supermercado, não apenas como uma obrigação doméstica, mas também como uma forma de lazer familiar.

O representante comercial, morador do bairro Vista Alegre, Maurício Rutz, se encaixa nas estatísticas. Ele, a esposa e as duas filhas, de 9 e 11 anos, aproveitam os fins de semana para aliar atividades de lazer, como andar de bicicleta, com afazeres da casa. "É nos fins de semana que temos tempo para ficar em casa 'dando uma geral'. Lavamos o carro e as meninas aproveitam para tomar banho de mangueira". Tudo isso, conta Rutz, sempre acompanhado de uma boa música."

A diversão para a família Rutz não para por aí: faz parte da programação do fim de semana, uma ida ao supermercado para comprar quitutes. "Quando tem sol no fim de semana, sempre temos um churrasco ou uma comidinha diferente, pois adoro cozinhar", garante o representante comercial.

Nova rotina

Professora no ensino fundamental, Eliane Sanchez, mora no Cajuru e, durante toda a semana, seu marido levanta cedo para o trabalho. Enquanto isso, ela cuida do filho de apenas cinco meses, aproveitando o período da licença-maternidade. A parte da tarde é reservada para pequenos passeios com o bebê. "Antes de termos o Rafael, eu e meu marido já saíamos pouco à noite. Agora, então, curtimos ainda mais ficar em casa, recebendo amigos e ouvindo música. Nos fins de semana, tentamos manter uma paixão que é ir para a praia e ficar pertinho do mar. Com a chegada do Rafael, decidimos construir uma casa em Pontal do Sul. Levamos o bebê para lá quase todos os fins de semana, deixando que ele faça parte do que mais gostamos."

Música e mais música

Conhecido muito além de Curitiba, o DJ Monnk, Ricardo Pereira, 32 anos, está mais do que dentro das estatísticas da pesquisa, que diz que a maior parte dos moradores da Grande Curitiba ouve música quando não está trabalhando. Ricardo ouve música o dia inteiro, muito mais do que pede a sua profissão. "Só não escuto quando estou dormindo, e isso quando não sonho com alguma trilha sonora", brinca. "A música é a trilha sonora da vida e a maioria dos meus amigos também é da área. Gosto de música lounge para tomar um vinho e comer uma boa comida. Como adoro cozinhar, chamo sempre os amigos para me acompanhar e a maior parte dos encontros acaba sendo aqui no estúdio mesmo", revela.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]