
Os moradores da Grande Curitiba demonstraram nas respostas dadas à pesquisa da Gazeta do Povo que a educação é fator fundamental para o desenvolvimento, não apenas social, mas também pessoal. Para 82% da população, "a educação é a principal maneira de conseguir subir na vida". Para a professora Nadir Scaliante de Castro, diretora-auxiliar do Colégio Estadual Júlia Wanderley, os seus 31 anos de prática pedagógica lhe dão a certeza dessa afirmação. "A educação é o único caminho para reverter os problemas sociais que estamos enfrentando. Mas para dar certo é necessária a cumplicidade entre os pais e a escola", afirma. Para ela, o professor precisa ter a clareza da sua responsabilidade, pois ele influencia diretamente a criança, que muitas vezes passa mais horas na escola do que em casa.
Certa de que esta cumplicidade entre escola e família irá garantir um espaço escolar condizente para a formação de seus filhos, a nutricionista Erieta Kogiaridis Ewald se esforça para ser uma mãe bastante presente. Tanto que é defensora do ensino público, representando bem os dados da pesquisa que demonstram que 87% daqueles que têm filhos, os mantêm na escola pública. Extraindo os dados apenas de Curitiba, em 2000, 75% daqueles que tinham filhos os mantinham na rede pública, contra 20% na particular. Em 2008, são 86% na pública e 12% na particular porém esses dados incluem as creches, que não estavam presente na pesquisa de 2000.
Segundo Erieta, as escolas são diferentes entre si e os pais precisam estar presentes na rotina escolar, próximos à direção e aos professores, para poder confiar a educação de seus filhos àqueles profissionais. "Minhas duas filhas mais velhas já estudaram em escola particular e hoje estão na escola pública, na qual tenho muito mais confiança. Conheço a direção da escola e os professores e participo ativamente da rotina de atividades", diz. Ela afirma que as ações que vê na atual escola pública de suas filhas como cardápio planejado e balanceado nutricionalmente, aulas de panificação e programas culturais, além da busca da direção em agregar os pais nas ações escolares , não eram sentidas com tanta ênfase nas outras escolas. "Meus dois filhos menores também estão em escola municipal. Acredito que precisamos fazer nossa parte e cobrar do poder público investimentos."




