• Carregando...
Pierogi leva recheio de requeijão e batata | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
Pierogi leva recheio de requeijão e batata| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

A culinária do Paraná é rica em sabores e receitas. Os imigrantes de várias nacionalidades que se instalaram no estado acrescentaram um toque especial à gastronomia.

Conheça a seguir cinco massas saborosas da culinária alemã, ucraniana, polonesa e japonesa.

Pão de Bafo

O prato foi trazido pelos alemães do Volga e a tradição acabou sendo mantida pelos descendentes, especialmente no município de Palmeira. A massa do pão não tem grandes mistérios. O diferencial está no seu cozimento, feito no bafo dos acompanhamentos: repolho, bacon, costelinha defumada e linguiça.

Perohê

Presente em diversos municípios da região Centro-Sul, a culinária ucraniana tem no Perohê um de seus expoentes. Seja a massa não fermentada e cozida, a Varéneke, ou fermentada e frita, a Halushkê. O recheio varia conforme a ocasião em que é servido: requeijão, batata, repolho ou feijão amassado.

Pierogi

Comida típica polonesa, o pierogi está presente em diversos municípios paranaenses que foram colonizados por este povo. A massa cozida leva recheio de requeijão e batata. Entre as possibilidades de acompanhamento estão molho de linguiça, nata, repolho roxo com bacon, purê de maçã ou batata.

Reviro Paraguaio

Contam os colonizadores que os pioneiros da região Sudoeste herdaram este prato dos exploradores da erva-mate que vinham do Paraguai. Com apenas gordura e farinha, eles criaram um alimento nutritivo e saboroso. Hoje a mistura é encorpada com ovos, leite e farinha de trigo, para ser servida com carne seca e chá de erva-mate.

Udon

O udon é um tipo de macarrão oriental, presente em alguns municípios da região norte do Paraná, onde a colônia japonesa é forte. É servido com o tempurá, uma fritura de legumes empanados, e molho especial de shoyu.

Fonte: "Pratos Típicos Paranaenses" – Cadernos Paraná da Gente nº 1, editado pelo governo do Paraná

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]