• Carregando...
Rio Nhundiaquara na Praça Lamenha Lins em Morretes: cidade está entre as que homenageiam Nossa Senhora Aparecida | Luciane Horcel/ Gazeta do Povo
Rio Nhundiaquara na Praça Lamenha Lins em Morretes: cidade está entre as que homenageiam Nossa Senhora Aparecida| Foto: Luciane Horcel/ Gazeta do Povo

No Paraná há motivos para festejar o ano inteiro. Seja a cultura de um povo, a homenagem a algum santo ou a celebração da gastronomia regional, sempre tem alguma festa acontecendo em um canto do estado. Para você se programar e conhecer um pouco mais dos festejos realizados pelos diversos municípios paranaenses, a Gazeta do Povo destacou os principais eventos e relacionou aqueles programados para o mês de outubro.

Nossa Senhora Aparecida

A padroeira do Brasil é também a padroeira dos municípios de Boa Esperança do Iguaçu, Itaipulândia e Pinhalão. Outras cidades também a homenageiam com celebrações, procissões e festas, como Campina do Simão, Inácio Martins, Mercedes, Morretes, Porecatu, Pranchita, Tomazina e Verê.

Padroeiros

Pelo menos dois municípios festejam seus santos padroeiros em outubro. Em Araucária, acontece na segunda quinzena a festa de Nossa Senhora dos Remédios, com ritos religiosos, almoço e entretenimento. Já Cruzeiro do Sul festeja no dia 28 São Judas Tadeu, homenageado desde 1952, quando da construção da igreja.

Romarias

O mês de outubro é de romarias em pelo menos quatro cidades paranaenses. Em três delas, 12 de outubro é a data escolhida para os fieis fazerem suas peregrinações. Em Agudos do Sul e Mariópolis a homenagem é a Nossa Senhora Aparecida, enquanto em Cruz Machado a romaria é à Capelinha do Paredão. Mallet tem a romaria à Gruta de Nossa Senhora de Lourdes.

Festa das Colônias

Em 1993, o Centro Assistencial e Cultural da Arquidiocese de Cascavel lançou o evento para celebrar a miscigenação das raças que formam a comunidade do município. Desde então, a festa vem crescendo a cada ano, com atividades culturais e comidas típicas, entre outras atrações. Neste ano, o evento acontece entre os dias 7 e 12.

Oktoberfest

Nascida em Munique, na Alemanha, a Oktoberfest tem como principais atrativos desfiles folclóricos, danças, comidas típicas alemãs e muito chope. No Paraná, três municípios com colonização germânica promovem o evento: Rolândia, de 7 a 16, Pato Bragado, dias 7 e 8, e Marechal Cândido Rondon, de 21 a 29.

Fonte: "Festas Populares do Paraná", Cadernos Paraná da Gente nº 2, editado pelo governo do Paraná

Você conhece mais alguma festa que acontece no Paraná em outubro?

Deixe seu comentário no formulário abaixo!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]