• Carregando...
Geada é registrada nos municípios mais frios durante o inverno | Jonathan Campos / Agência de Notícias Gazeta do Povo
Geada é registrada nos municípios mais frios durante o inverno| Foto: Jonathan Campos / Agência de Notícias Gazeta do Povo

Em algumas cidades do Paraná, a ocorrência de temperaturas negativas e de geadas é comum no inverno. O fenômeno tem relação direta com a altitude e a latitude. Segundo o meteorologista Samuel Braun, do Instituto Tecnológico Simepar, quanto mais ao sul a cidade está posicionada, mais fria ela é. Isso ocorre devido ao fato de as massas de ar frio, que podem provocar declínio das temperaturas, avançarem sempre de sul.

Leia mais matérias sobre o inverno no Paraná

Veja a seguir algumas das cidades mais frias do Paraná, entre os municípios que possuem estações meteorológicas monitoradas pelo Simepar:

Palmas

Josue Teixeira

Com relação a valores extremos, Palmas é uma das cidades mais frias do Paraná. A temperatura média anual do município, localizado no Centro-Sul do estado, fica em torno de 15º C, com possibilidade de neve.

General Carneiro

Henry Milleo/Arquivo / Gazeta do Povo

A temperatura média anual de General Carneiro, localizada no Sul do estado, é de 15º C. Durante o inverno, são registradas temperaturas abaixo de zero e é comum a ocorrência de geada.

Guarapuava

Com relação a valores extremos, Guarapuava, no Centro-Sul, segue sendo uma das cidades mais frias do Paraná. A temperatura média anual na cidade fica em torno de 16º C. Na madrugada de 28 de junho de 2011, os termômetros chegaram a marcar -6,1ºC, a menor temperatura registrada nos últimos 15 anos no estado. O recorde anterior também era de Guarapuava, com a mesma temperatura de -6,1° C registrada em 2000.

Inácio Martins

Josue Teixeira/Arquivo / Gazeta do Povo

Com altitude elevada, a temperatura média anual em Inácio Martins, no Centro-Sul, gira em torno dos 16ºC.

União da Vitória

Daniel Castellano / Arquivo

Localizada ao Sul, União da Vitória tem uma temperatura média anual em torno de 17ºC. No inverno, as temperaturas mínimas atingem marcas negativas e é frequente a ocorrência de geada.

Bituruna

Henry Milléo Arquivo / Gazeta do Povo

A cidade de Bituruna tem uma temperatura média de 17ºC. O município está localizado no Sul do estado e a uma altitude de aproximadamente 900 metros acima do nível do mar.

Coronel Domingos Soares

Localizada no Centro-Sul paranaense, a cidade de Coronel Domingos Soares tem uma temperatura média anual de 17ºC. No verão, o dia é fresco e no inverno há a ocorrência de fortes geadas.

Você já esteve em alguma outra cidade que faz muito frio? Escreva seu depoimento no formulário abaixo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]