• Carregando...

Claramente houve uma quebra de protocolo no tratamento ao paciente contaminado com Ebola, afirmou Tom Frieden, chefe do Centro de Controle de Prevenção de Doenças (CDC), em entrevista ao programa "Face the Nation", da CBS. "Eu acho que o fato de nós não sabermos de uma quebra de protocolo é preocupante, porque claramente houve uma quebra de protocolo", disse.

Mais cedo, o Estado do Texas anunciou que um funcionário que participava do tratamento de Thomas Eric Duncan, paciente com o vírus do Ebola morto na semana passada, foi testado positivo. O governo espera um segundo teste para confirmar a contaminação. Se for de fato confirmado, esse será o primeiro caso no qual a doença foi contraída ou transmitida em solo norte-americano.

Frieden acrescentou que o CDC fará uma investigação completa sobre o que acontece com os funcionários da área da saúde no manuseio dos equipamentos protetores.

Em coletiva de imprensa, Daniel Varga, um dos representantes do sistema de saúde do Texas, afirmou que o funcionário testado positivo hoje usava um roupão, luvas, máscara e um escudo protetor enquanto tratava de Duncan em sua segunda visita ao Hospital Presbiteriano do Texas. Varga não identificou o funcionário e disse que a família pediu privacidade total. O estado dele é estável.

Oficiais do setor de saúde dizem ter recebido a informação de que pode haver um animal de estimação no apartamento do funcionário. Eles afirmam ter um plano para caso haja realmente um animal, mas disseram não acreditar que o animal tenha contraído o vírus.

Varga acrescentou que há outra pessoa isolada e que o hospital parou de aceitar novos pacientes na sala de emergência.

Obama

O presidente dos Estados Unidos Barack Obama quer que as autoridades federais tomem medidas adicionais para garantir que o sistema médico do país está preparado para seguir protocolos corretos para lidar com o Ebola, após a notícia de uma aparente violação de procedimentos em Dallas, disse a Casa Branca em uma declaração neste domingo.

Obama foi informado sobre o diagnóstico de um segundo caso de Ebola no Texas, onde uma funcionária de saúde contraiu o vírus após prestar assistência a um liberiano que morreu da doença em um hospital de Dallas na semana passada.

O Dr. Thomas Frieden, diretor dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças, disse no domingo que, em algum momento durante o atendimento do paciente original, houve uma brecha no protocolo que resultou na infecção da profissional de saúde.

Obama disse que as autoridades federais devem "tomar medidas adicionais imediatas para garantir que hospitais e profissionais de saúde em todo o país estão preparados para seguir os protocolos caso se defrontem com um paciente com Ebola".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]