Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
congresso

Especialistas discutem parapsicologia em evento

Cercada de preconceitos e muitas vezes confundida com outras atividades que nada têm a ver com o seu objeto de estudo, a parapsicologia encontrou em Curitiba um espaço para se desenvolver. A capital é a única cidade do país que conta um curso de parapsicologia e recebe nos próximos dias o 3.º Encontro Psi – Implicações e Aplicações dos Fenômenos Psi.

O evento deve reunir cerca de 80 pesquisadores de seis países e de diferentes regiões do Brasil, nas Faculdades Integradas "Espírita" (Fies), de hoje a domingo. "O principal objetivo do congresso certamente é alavancar o desenvolvimento científico dessa área do conhecimento e possibilitar a troca de informação. Porém, nesta edição queremos enfatizar o lado prático da parapsicologia. Mostrar à sociedade o que tem sido produzido na área", explica Fábio Silva, pesquisador, professor das Fies e um dos organizadores do evento. Para ele, a maior dificuldade ainda está na falta de informações. "As pessoas fantasiam muito, confundem o parapsicólogo com o paranormal. O parapsicólogo apenas estuda os fenômenos como telepatia, clarividência, experiências fora do corpo ou de quase morte, não necessariamente as vivencia", explica. Além disso, Silva esclarece que UFOs, ocultismo, alquimia e feitiçaria também não são áreas de estudo da parapsicologia. "Na televisão às vezes vemos paranormais, videntes, místicos, mágicos, hipnólogos e terapeutas alternativos que se autodenominam parapsicólogos, mas não o são", afirma.

Para o evento, estão previstas três mesas-redondas, um workshop e quatro palestras com convidados internacionais. Estarão presentes os pesquisadores Stanley Krippner e Steven R. Pritzker, dos Estados Unidos; Hideyuki Kokubo, do Japão; e Benny Shanon, de Israel. Krippner é esperando como o maior destaque do evento. Psicólogo internacionalmente conhecido e autor de pelos menos 500 artigos e dezenas de livros, foi pioneiro na investigação científica da consciência humana, especialmente nas áreas de criatividade, fenômenos parapsicológicos e estados alterados de consciência.

Paralelamente ao encontro ocorre a 2.ª Jornada de Estados Modificados de Consciência (EMCs), que de acordo com Silva levará os participantes a centros religiosos (ritual de umbanda, terapia com pirâmides, ritual de santo daime, ritual de pajelança aty guarani) a fim de proporcionar atividades possivelmente facilitadoras de EMCs.

Serviço: 3° Encontro Psi – Implicações e Aplicações dos Fenômenos Psi, de 21 a 23 de abril no Salão Branco das Faculdades Integradas "Espírita". Informações: (41) 3335-1717 ou www.unibem.br/encontropsi.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.