Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Educação

Estadual comemora 160 anos

Com uma história iniciada antes da emancipação do estado, o Colégio Estadual do Paraná completa hoje 160 anos. Para comemorar o aniversário desta que é considerada a maior instituição de ensino médio da América Latina, o governador Roberto Requião inaugura hoje, às 16 horas, uma piscina térmica de 50 metros e um cinema, com capacidade para mil pessoas. O investimento foi de R$ 1,1 milhão.

Com 4.530 alunos e estrutura física de 40 mil metros quadrados, nem de longe o atual Colégio Estadual lembra a época em que funcionava como internato e estabelecia em seu regulamento o uso moderado de palmatória como método para disciplinar os alunos. Em tempos modernos, a instituição leva em conta a opinião dos estudantes em sua administração e desde 1951 instituiu o Grêmio Estudantil.

Parte do processo de evolução do colégio foi acompanhada por uma das profissionais mais antigas da instituição. Por 25 anos, a professora de Português Dagmar Lima Bathke, 67 anos, vivenciou dentro das salas de aula do Colégio Estadual, os reflexos das mudanças da sociedade nas últimas décadas. A adoção, no início dos anos 70, da calça comprida no uniforme das meninas é apontada como um dos fatos mais marcantes. "Tivemos de ir nos adaptando aos novos tempos. A saia era um problema porque as moças não queriam mais esconder as pernas e grudavam as bainhas com fitas adesivas, para diminuir o comprimento", recorda.

A adaptação também se estendeu para dentro da sala de aula, e Dagmar precisou se atualizar. Para isto contou com conselhos dos professores mais novos e conversas para conhecer a rotina e os problemas de seus alunos. "Antes eu dava visto nos cadernos e cobrava muito o estudo em casa. Hoje é necessário preparar leituras que possam ser feitas dentro do ônibus. O aluno não tem mais tempo. Muitos passam o dia todo trabalhando."

Diferente

A administração do Colégio Estadual do Paraná é distinta dos outros colégios estaduais do estado. Funciona como um órgão próprio da Secretaria da Educação desde 5 de dezembro de 1964, tendo autonomia financeira e administrativa. A diferença também está na localização e na clientela. "É um colégio central. Aqui reunimos pessoas de todos os lugares. A comunidade interna não é aquela que tem proximidade como a escola", comenta a atual diretora, Elza Camargo Roch.

Para Elza, as diferenças não são complicadas de administrar. "O mais difícil é lidar com esta história e tradição que permanece por 160 anos. Agora a emoção é muito grande em saber que daqui para frente eu também vou fazer parte desta história." A história a que Elza se refere começou em 1846, quando foi criado o Licêo de Coritiba, pelo presidente da província de São Paulo, Marechal Manoel da Fonseca Lima e Silva, numa casa alugada no Largo da Matriz, atual Praça Tiradentes. Depois de ter sido chamado de Instituto Paranaense e mais tarde de Gymnásio Paranaense, a instituição só recebeu a denominação de Colégio Estadual do Paraná em 1943. O atual prédio, localizado no Alto da Glória, foi inaugurado mais tarde, em 1950. Até 1995 oferecia ensino fundamental. O ensino médio foi implantado gradativamente, a partir de 1999. O ingresso é feito por exame de seleção. Em 2006, dos 3 mil inscritos, 500 foram aprovados.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.