Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Feriado

Estátua volta à Praça Tiradentes neste domingo; homenagens serão na 2ª

Uma nova cápsula do tempo será inserida embaixo da estátua. Na segunda, PM prepara desfiles e colocação de flores sobre a estátua do patrono

Estátua de Tiradentes, no Centro de Curitiba, quando foi retirada para restauro, revelando uma cápsula do tempo | Hugo Harada/Agência de Notícias Gazeta do Povo
Estátua de Tiradentes, no Centro de Curitiba, quando foi retirada para restauro, revelando uma cápsula do tempo (Foto: Hugo Harada/Agência de Notícias Gazeta do Povo)

A estátua em bronze de Tiradentes será recolocada na praça de mesmo nome às 19 horas deste domingo (20) de Páscoa. No dia seguinte, na segunda-feira (21) pela manhã, estão marcadas solenidades da Polícia Militar em homenagem ao mártir da Inconfidência Mineira, que é o patrono das polícias civil e militar. A partir das 8h30, haverá colocação de coroa de flores na estátua, desfile de tropas e da banda da PM. Está programada a presença do governador Beto Richa (PSDB).

Embaixo da estátua restaurada de Tiradentes será colocada uma nova cápsula do tempo, com informações de Curitiba em 2014. Quando a obra foi retirada para restauro, em julho do ano passado, foi encontrada uma garrafa com manuscrito de 1932, indicando a existência de uma cápsula do tempo de 1927 em outro ponto da praça.

A cápsula mais antiga está até hoje em outro ponto da praça Tiradentes, no lugar original onde a estátua havia sido colocada cinco anos antes. Ela não foi retirada para não danificar os materiais.

Restauro

A estátua de Tiradentes, de mais de dois metros de altura, é de autoria do artista paranaense João Turin (1878-1949). Ela foi restaurada pelo Atelier João Turin com o acompanhamento da Fundação Cultural de Curitiba (FCC). A obra foi confeccionada em Paris em 1922 e oferecida de presente à colônia italiana de Curitiba em 1927, pelo cinquentenário da imigração italiana no estado.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.