• Carregando...
Obras de recuperação do trecho da Estrada da Graciosa danificado começaram em abril | Aniele Nascimento/ Agência de Notícias Gazeta do Povo
Obras de recuperação do trecho da Estrada da Graciosa danificado começaram em abril| Foto: Aniele Nascimento/ Agência de Notícias Gazeta do Povo

Cuidado no trecho

Como a liberação da Estrada da Graciosa será parcial, o secretário de planejamento de Morretes, Carlos Alberto Gnatta Neto, alerta que é preciso atenção por parte dos motoristas que trafegarem pelo trecho. "Como dois outros trechos da estrada, este vai ser um trecho por onde passará um carro só. Então um dos motoristas tem que ceder, esperando o outro carro passar", avisa o secretário.

Após passar por uma primeira fase de reconstrução, a Estrada da Graciosa (PR-410), um dos caminhos que liga a região metropolitana de Curitiba ao Litoral do estado, terá o tráfego liberado em meia-pista a partir da próxima quinta-feira (10). A confirmação do desbloqueio foi feita pelo Departamento de Estradas e Rodagem (DER) e também pela Secretaria de Planejamento da prefeitura de Morretes.

A rodovia está interditada desde o dia 13 de março, quando um deslizamento levou parte da estrada na altura do quilômetro 10,8. A liberação total do trecho está prevista para setembro.

Segundo o DER, o trabalho de concretagem da ponte - que repõe o trecho danificado - foi finalizado na última sexta-feira (4). No entanto, para liberar a passagem de veículos pelo local é necessário aguardar a secagem do material, que leva, em média cinco dias. Ao todo, 36 vigas irão sustentar a ponte.

Ainda de acordo com o departamento, até quinta-feira também deverá ser finalizada a sinalização para o tráfego no local.

O custo total das obras, que inclui desde o projeto até a conclusão da instalação da ponte, deve chegar a R$5 milhões.

Deslizamento

Segundo informações repassadas pela Polícia Rodoviária Estadual (PRE) na época do deslizamento, cerca de 40 metros da pista cederam. O motivo foi o excesso de chuvas que atingiu a região. O material acabou deslizando e caindo sobre o quilômetro 12, logo na descida da serra.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]