Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Protesto

Estudantes querem mais segurança em Fazenda Rio Grande

Mais segurança para os estudantes. Esse foi o motivo de um protesto realizado na manhã desta quarta-feira (26) por pelo menos 200 alunos e representantes de escolas estaduais de Fazenda Rio Grande, região metropolitanade Curitiba, em frente à Escola Estadual Anita Canet.

A presença de gangues na região, de acordo com os estudantes e professores, tem provocado brigas constantes dentro e fora da escola. Dois alunos da escola foram assassinados este ano nas imediações do colégio. Na semana passada, a mãe de uma aluna da 5.ª série teria entrado no colégio e agredido uma colega da filha, por causa de constantes brigas entre as meninas.

Segundo o diretor da escola Anita Canet, Almir Rogério Bezerra, a violência entre os alunos chegou a um ponto em que os pais querem fazer justiça por conta própria. "Fizemos uma reunião interna, na quinta-feira, e decidimos promover um protesto para chamar a atenção das autoridades. Não é só uma questão de colocar mais patrulhas na redondeza. É um problema social, faltam projetos que envolvam os alunos e espaços para lazer", reclama o diretor.

A escola, que tem 1.600 alunos da 5.ª a 8.ª série e ensino médio e profissionalizante, tem um pátio de areia improvisado, em um barranco onde não há muretas de proteção. A maior reclamação, no entanto, é em relação a falta de um muro no fundo do colégio, que tem divisa com um matagal.

A Fundepar, por meio da assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Educação, informou que a Secretaria de Obras já esteve no local verificando o terreno e que a solicitação da obra vem seguindo os trâmites formais.

Almirante Tamandaré

Na segunda-feira a direção do Colégio Estadual Vila Ajambi, em Almirante Tamandaré, também na região metropolitana, decidiu suspender as aulas até que a Secretaria de Estado da Educação tomasse providências em relação à segurança no estabelecimento. Na tarde de domingo, colégio foi arrombado, depredado e roubado pela quarta vez neste ano. Pais de alunos participaram de um mutirão de limpeza no local e apoiaram a decisão de suspender as aulas.

Nesta quarta começariam os reparos no Colégio Estadual Ajambi.

Leia também:

Vândalos destroem duas escolas durante feriado

Você conhece algum caso de roubo ou depredação em escolas? Relate aqui sua história

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.