• Carregando...
 | Tânia Mandarino/Reprodução / Facebook
| Foto: Tânia Mandarino/Reprodução / Facebook

Um grupo de cerca de 30 estudantes tomou a Câmara Municipal de Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, no final da tarde desta terça-feira (22). Eles chegaram ao prédio por volta das 17h30, no começo da sessão diária, e deixaram o local depois de cobrarem dos vereadores apoio às suas bandeiras. Alguns parlamentares assinaram um termo de declaração de repúdio à tramitação da PEC 55, que limita os gastos da máquina pública, e da Medida Provisória do Ensino Médio. Todos os 17 vereadores da cidade estavam presentes na sessão. A Guarda Municipal acompanhou a movimentação e nenhum incidente foi registrado.

Segundo o presidente da Câmara, Gilberto Hartkopf (PT), os vereadores haviam recebido uma ligação anônima no começo do dia anunciando uma ocupação, mas a pauta do movimento surgiu como surpresa. Alguns estudantes chegaram ao prédio mascarados, com camisetas sobre o rosto, mas foram orientados a se exporem. Logo no começo da sessão, depois da invasão ao plenário, o presidente da Câmara interrompeu as atividades por dez minutos.

Ele explicou que os alunos reivindicaram o posicionamento de cada vereador sobre a MP do Ensino Médio e a PEC do Teto (241 e agora 55) e também gritaram palavras de ordem. “Eles queriam um documento assinado pelos vereadores elencando posicionamentos favoráveis e contrários. Falei para eles, no momento da interrupção, que eles não poderiam impor isso a ninguém. Passei isso para os colegas e alguns se sentiram pressionados, até mesmo ameaçados”, afirma Hartkopf.

O vereador conta que explicou aos alunos que a PEC é assunto tratado no Congresso, argumentando que não adiantava ocupar o espaço com esse argumento. “O prédio é deles, da população, mas não para ficarem usando como dormitório. Isso paralisaria atividades importantes para o município. Pela forma com que chegaram, o argumento era: ou vocês se posicionam ou ocupamos. Mas na base da conversa conseguimos contornar a situação”, diz.

Ainda segundo o presidente da Câmara, a pauta do dia tratava justamente de dotação orçamentária para os servidores da área de educação. “Se interrompêssemos a sessão desta terça, esse projeto de R$ 1,4 milhão iria congelar, e os pagamentos iriam atrasar. Isso engloba o pagamento de servidores da Secretaria de Educação. Também votamos projetos do Orçamento para 2017”.

A própria equipe jurídica da Câmara redigiu o termo assinado por 13 ou 14 dos vereadores, segundo o presidente da Casa. Não houve prejuízo ao patrimônio publico.

No Facebook, o movimento Ocupa UFPR publicou uma nota sobre o assunto. “O momento é de ataques à juventude brasileira, aos seus direitos e futuro. Hoje, em ato heroico, estudantes ocuparam a Câmara Municipal de Pinhais. Após diálogo intenso com os vereadores e com o presidente da Câmara, os estudantes conseguiram uma Carta assinada pela maioria presente contra a PEC55 e MP746 – Resistiram bravamente e se fizeram respeitar e ouvir.”

“Ocupação” em Colombo

A prefeitura de Colombo, na RMC, também foi palco de protesto no final da tarde desta terça-feira (22). Segundo o núcleo de comunicação da prefeitura, cerca de seis estudantes entraram no prédio por volta das 17h, não se identificaram, não solicitaram audiência com autoridades e carregavam uma bandeira com a inscrição “Ocupado”. A Guarda Municipal acompanhou a movimentação. Os estudantes circularam pelo prédio e saíram em menos de 30 minutos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]