Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
evento

Estudioso israelense revela segredos dos Manuscritos do Mar Morto

O pesquisador argentino-israelita Adolfo Roitman participa de seminário em Curitiba sobre os documentos históricos que são importantes para o Judaísmo e o Cristianismo

Roitman, que dará palestra em Curitiba, é curador dos Manuscritos do Mar Morto | Divulgação
Roitman, que dará palestra em Curitiba, é curador dos Manuscritos do Mar Morto (Foto: Divulgação)

Os manuscritos do Mar Morto foram uma das últimas grandes descobertas arqueológicas no campo da religião. O modo como esses pergaminhos foram achados nas cavernas de Qumran, próximo ao Mar Morto nas décadas de 40 e 50, e sua importância histórica para o Judaísmo e o Cristianismo, é o tema do seminário ministrado em Curitiba nesta quarta-feira (13), a partir das 13h30, pelo pesquisador argentino-israelita Adolfo Roitman.

O encontro será realizado na escola de teologia Studium Theologicum, na Av. Getúlio Vargas. A programação começa ainda de manhã com uma palestra sobre o Templo de Jerusalém, às 9 h. Autoridade no assunto e curador dos manuscritos, Roitman, que é diretor do Santuário do Livro em Jerusalém, ministra o seminário da tarde e explica que os primeiros pergaminhos foram encontrados por beduínos no verão de 1947 nas cavernas de Qumran, e datam de dois mil anos atrás. "Eles chamam a atenção por serem manuscritos em hebraico e aramaico de livros dos quais só tínhamos acesso às suas traduções para o grego e o etíope clássico, por exemplo".

Entre os tomos estão partes da Bíblia – pelo menos mil anos mais antigas do que a bíblia hebraica usada atualmente - textos espirituais e livros sobre a vida em sociedade daquela época, vivida pelos judeus Essênios, o que também desperta a atenção histórica sobre aquele povo. "Os manuscritos nos permitem entender de uma maneira completamente nova o judaísmo da época greco-romana, e entender a sua dinâmica social e religiosa, e também o fenômeno das comunidades dos judeus sectários".

Roitman explica que a palestra é interessante não apenas para estudiosos das religiões, mas para qualquer pessoa que se interesse por espiritualidade e por história. "Os Manuscritos do Mar Morto são um dos maiores tesouros espirituais da humanidade e quem comparecer ao seminário pode descobrir mais sobre esse tema tão fascinante".

Serviço:

Seminário dos Manuscritos do Mar Morto, com Adolfo RoitmanQuarta-feira (13), às 13h30, no Studium Theologicum (Av. Getúlio Vargas, 1.193Informações: (41) 9975-9482.Valor: R$ 180. Sujeito à lotação.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.