Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Bebês

Estudo mostra relação entre peso e risco de leucemia

São Paulo - Uma análise de 32 estudos mostrou uma relação entre peso ao nascer e o aumento do risco de leucemia infantil. Segundo o trabalho, realizado pela Escola de Saúde Pública de Havard, o peso elevado no nascimento aumenta em 35% o risco total da doença. Mais especificamente, nascer com alto peso eleva em 23% o risco de leucemia linfoblástica aguda (a mais comum na infância) e em 40% o risco de leucemia mieloide aguda.

O baixo peso ao nascer também está relacionado ao risco 49% maior de desenvolver leucemia mieloide aguda. Na maioria dos estudos, foram considerados abaixo do peso normal bebês com menos de 2,5 kg e acima do peso os que nasceram com mais de 4 kg.

Para Vicente Odone Filho, professor de oncologia e hematologia pediátrica da Faculdade de Medicina da USP, essas informações são úteis para novos estudos, mas não devem ser motivo de preocupação para os pais. "Não há a menor justificativa de ficar acompanhando uma criança que nasceu com peso mais alto ou mais baixo para ver se ela terá leucemia ou não’’, pondera.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.