Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Pesquisa

Estudo prevê vacina contra meningite mais potente

Pesquisadores italianos da Universidade de Florença e da Novartis estão perto de desenvolver uma vacina contra a me­­ningite que protege contra mais de 300 cepas do meningococo B, bactéria que é a principal e mais perigosa causadora da doença. A meningite –in­­flamação das membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal – pode ser causada por diferentes micro-organismos, entre vírus e bactérias. Para alguns deles já existe vacina, mas não o meningococo B.

A imunização de ampla proteção tem sido um desafio para os cientistas devido às muitas variedades da bactéria em circulação. A pesquisa, publicada na Science Translational Medicine, testou 54 imunógenos – substâncias externas que desencadeiam uma resposta imune do organismo. Oito com melhor desempenho foram selecionados. O mais eficiente, batizado de G1, foi capaz de gerar imunidade contra 300 cepas da bactéria, um resultado considerado muito expressivo. Se­­gundo os cientistas, esse imu­nó­­­­­­geno poderá ser usado para, em breve, criar uma vacina de amplo espectro contra a doença.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.