Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Crime

'Eu choro o dia todo', diz mãe de bebê trocado em Goiás

Exame de DNA comprovou troca de crianças

Dois bebês que haviam sido trocados, em Goiás, foram devolvidos às mães biológicas na segunda-feira (3). O encontro das duas mães e das duas crianças foi marcado por muita dor e emoção.

Uma das mães, que é vendedora, relutou em entregar a criança que, durante um ano, pensou ser seu filho verdadeiro. Mas a outra, uma dona de casa que criou o outro bebê, queria voltar para casa com o filho biológico. "Eu preferi em benefício das crianças, porque, quanto mais cedo acontecer essa troca, melhor para eles se adaptarem", disse a dona de casa.

Só depois de muita conversa, elas chegaram a um acordo e os bebês foram destrocados diante do juiz da Infância e Juventude.As duas se emocionaram.

A troca foi confirmada por exames de DNA. Segundo a polícia, a confusão aconteceu em um hospital de Goiânia, onde os meninos nasceram, em março do ano passado. As duas famílias sofreram quando receberam o resultado das análises. "Eu choro o dia todo, a noite toda. Para mim, a criança que estava comigo até hoje era o meu filho. Ele até tem a aparência das minhas meninas. Nunca desconfiei, jamais. Jamais desconfiei que um hospital pudesse cometer um erro como esse. Aliás, segundo erro, porque não foi a primeira vez", disse a dona de casa.

Os antigos registros de nascimento foram anulados pelo juiz. As famílias já podem tirar novas certidões e, se quiserem, podem até mudar os nomes das crianças.

O momento de transição será acompanhado pelo Juizado da Infância e Juventude. Para os psicólogos, as duas famílias vão precisar de ajuda para superar esse período. As dificuldades podem ser ainda maiores para mães e filhos.

"A mãe tanto pode rejeitar a criança inicialmente, quanto a criança rejeitar aquele ambiente novo. Por isso, há a necessidade do acompanhamento, para que se faça essa adaptação dessas pessoas nos novos ambientes familiares. É a criação de novos vínculos, como acontece na relação entre pais e filhos", disse a psicóloga Eliane Beppo de Oliveira.

Três enfermeiras que estavam de plantão no dia da troca podem ser indiciadas. Uma delas já responde a inquérito sobre a troca de outros dois bebês, no mesmo hospital.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.