O Dia de Cidadania Especial reúne hoje no Centro de Treinamento do Parque Barigui, das 9 às 17 horas, serviços e atividades voltadas para pessoas com deficiência. Os organizadores esperam 3 mil pessoas, entre deficientes, amigos e familiares, como aconteceu durante a primeira edição, em 2009. A iniciativa é da Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência, da Fundação da Ação Social (FAS), e do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência. "O objetivo é aproximar serviços disponíveis da pessoa com deficiência", diz Irajá de Brito Vaz, secretário especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Curitiba. Em caso de chuva, o evento acontece normalmente.
Na programação, há uma série de exames médicos, orientação para fazer documentos, informações sobre tecnologias de adaptação, sobre isenções tributárias e auxílio jurídico. A Justiça Federal vai dar informação sobre previdência e o INSS fará orientação sobre auxílio-doença, além de agendamentos.
Também haverá serviços de corte de cabelo, maquiagem e massagem terapêutica. Empresas de Recursos Humanos farão cadastro para recrutamento. Na programação cultural, oficinas de pintura e artesanato, teatro de fantoches, música com as bandas Le Figaro, Sorte e Sul e Lenda Zero, dança adaptada, atividades esportivas e brinquedos infláveis.
Serviço:
Dia de Cidadania Especial, hoje no Centro de Treinamento do Parque Barigui, das 9 às 17 horas. Para acesso ao evento, há ônibus especiais com saídas às 8h30, 9h30 e 10h30 no Terminal do Campina do Siqueira, e 8h30 no terminal do Pinheirinho e na Praça Rui Barbosa.



