Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Mato Grosso do Sul

Ex-governador Pedrossian tem fazenda ocupada por terenas

Campo Grande - Um grupo de 80 índios terenas ocupou na madrugada de ontem a fazenda Petrópolis, do ex-governador de Mato Grosso do Sul Pedro Pedrossian. A propriedade de 2,8 mil hectares fica em Miranda, a 194 km de Campo Grande, onde são criados cerca de 1,5 mil bovinos. Segundo o ex-governador, os índios estão montando acampamento próximo à sede da fazenda, mas não estão retendo os funcionários. A regional da Fundação Nacional do Índio (Funai) enviou representante para negociar a saída dos terenas.

Pedrossian afirma que há quatro anos a Funai iniciou a desapropriação de 35 mil hectares de terras na região, em que 1 mil hectares da fazenda Petrópolis foram incluídos. Ele afirma que a família possui a propriedade há 100 anos e que já existe processo em tramitação no STF questionando o decreto da Funai. Há duas semanas, o ex-governador diz ter procurado pessoalmente o ministro da Justiça, Tarso Genro, para falar da situação dos conflitos entre índios e fazendeiros de Mato Grosso do Sul. "Os índios estão sendo influenciados pelas ONGs e pela Funai", reclama. "Se continuar assim Mato Grosso do Sul vai virar terra dos índios."

Pedro Pedrossian afirma que sempre conviveu bem com os vizinhos terenas e que acha estranho eles terem ocupado a fazenda, por isso diz acreditar que a ocupação tenha conotação política. No último mandato dele como governador, no início dos anos 90, Pedrossian chegou a lançar programas voltados às comunidades indígenas.

Desde o fim do mês passado as discussões sobre a disputa de terras entre índios e fazendeiros esquentou, com a publicação, pela Funai, de seis portarias que prevêem vistorias em propriedades localizadas em 26 dos 78 municípios do estado. De acordo com a Federação da Agricultura de Mato Grosso do Sul (Famasul), 12 milhões de hectares (20% do território estadual) poderão ser alvo das inspeções.

Há duas semanas, a Famasul obteve na Justiça liminar determinando à Funai que os fazendeiros sejam notificados 10 dias antes do início das vistorias. Dados do Movimento Nacional dos Produtores indicam que existem em Mato Grosso do Sul, 25 áreas ocupadas, totalizando quase 30 mil hectares. Algumas dessas fazendas estão ocupadas pelos índios há décadas.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.