• Carregando...
Local onde as pessoas esperam ser atendidas não tem água, bancos suficientes, nem ventilação | Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo
Local onde as pessoas esperam ser atendidas não tem água, bancos suficientes, nem ventilação| Foto: Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo

Atendimento deverá recomeçar hoje

O sistema do Detran/PR deverá retomar a normalidade a partir das 8 horas de hoje. Segundo informações do departamento, o banco de dados que está inoperante desde o dia 27 de fevereiro estará ajustado e em funcionamento para os serviços de habilitação. Na tarde de ontem, uma equipe da Celepar esteve no Detran fazendo testes do novo sistema.

Leia a matéria completa

Quem precisou se submeter ontem aos exames médicos e psicológicos em uma das clínicas credenciadas pelo Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), precisou esperar mais de duas horas e meia para ser atendido. Desde segunda-feira, dez clínicas estão atendendo os candidatos em todo o estado, após o fim do contrato com a Pontifícia Católica (PUCPR), que realizava os serviços dentro das unidades do Detran-PR. Em Curitiba, duas empresas venceram a licitação, iniciada no ano passado. Uma terceira está sendo habilitada para iniciar o atendimento ainda neste mês.

O médico Cezar Augusto Neves Luiz, 42 anos, teve que desmarcar consultas e uma cirurgia por causa da demora. O agendamento feito pelo Detran era para as 15 horas. Porém, às 17 horas ele e a mulher Ieda, 40 anos, ainda aguardavam para realizar o exame médico para renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Eles foram atendidos às 17h30. Às 16 horas, a senha chamada era a de número 260. Ieda estava com a 316. "Com certeza, já recebi uma multa do EstaR", reclamou. A reportagem foi informada que até a venda de senhas por R$ 50 já tinha acontecido no local no início da tarde.

Sem condições

Assim como eles, a dona de casa Elizabeth Costa, 46 anos, esperava sentada no corredor. Com exame agendado para as 16 horas, quando entregou o processo já foi avisada pela recepcionista de que o atendimento ia demorar. Ela estava com a senha 351 e até às 17h15 ainda não tinha sido atendida. Sem condições de permanecer no local – estava lotado, com mais de 50 pessoas, sem água, sem bancos suficientes para sentar e sem ventilação – muitos pegavam a senha e saíam.

A psicóloga e sócia-proprietária da Habilitran Perícia Médica e Psicologia, Joneia Mayumi Pawamoto, afirmou que o atraso ocorreu porque o equipamento de informática estragou e não foi possível imprimir os relatórios de atendimento.

Desde segunda-feira, são 475 exames médicos e psicológicos realizados por dia. Nos três dias de funcionamento, a maior procura tem sido pela renovação da CNH. A equipe da clínica, informa Joneia, é composta por sete médicos e seis psicólogos. Durante a permanência da reportagem, somente três consultórios médicos estavam disponíveis nas chamadas do painel eletrônico.

Na JM Clínica Médica e Psicológia, de Santa Felicidade, o atendimento estava normal. Segundo a responsável pelo setor administrativo Taísa Lima, a demora no atendimento era de no máximo 30 minutos. Muitas vezes, lembra ela, o próprio candidato chega um pouco atrasado. A clínica tem capacidade para efetuar no máximo 250 exames por dia. "Reclamação sempre tem quando há mudanças. É preciso dar um tempo de adaptação para todos", diz.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]