Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Rio de Janeiro

Exército passa controle do Complexo da Penha para a Polícia Militar

Dois dias antes do término do convênio firmado em 2010 entre o Ministério da Defesa e o governo do Rio de Janeiro, o Exército entregou oficialmente ontem à Polícia Militar o controle oficial das últimas duas favelas do Complexo da Penha, na zona norte do Rio, que ainda estavam ocupadas pelos militares – Vila Cruzeiro e Parque Proletário.

Em um ano e meio de atuação, a Força de Pacificação apreendeu cerca de 20 mil papelotes de cocaína, 8 mil trouxinhas de maconha, 800 pedras de crack e 26 armas (14 pistolas, quatro fuzis, cinco revólveres e três armas caseiras).

Os 18 meses de ocupação do Exército custaram R$ 333 milhões aos cofres federais.

Por volta das 5h30, cerca de 500 policiais militares de diversas unidades especializadas, coordenadas pelo Batalhão de Operações Especiais (Bope), ocuparam as favelas. A troca de comando de policiamento foi pacífica: não houve registro de troca de tiros ou atitudes hostis por parte de moradores ou traficantes.

Até as 18h30, os PMs prenderam quatro pessoas e apreenderam 176 sacolés de cocaína, 233 pedras de crack, duas espingardas calibre 12, além de grande quantidade de munição de vários calibres.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.