Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Óleo e gás

Explosão em unidade da Petrobras deixa 4 mortos

Maceió, Rio e São Paulo - Uma explosão na Unidade de Tratamento de Óleo de Furado da Petrobras causou a morte de quatro operários ontem pela manhã, no município de São Miguel dos Campos, a 60 km de Maceió. Até o fim da tarde, a empresa ainda não tinha identificado as vítimas do acidente, que morreram após a explosão de uma tubulação de gás natural, seguida de incêndio e explosão de um carro e de um caminhão de gás.

A Petrobras instaurou sindicância para apurar as causas do acidente e notificou os órgãos de controle ambiental em Alagoas. Segundo o Corpo de Bombeiros, o que pode ter causado a explosão foi a pressão e a temperatura do gás durante o vazamento.

Funcionários foram retirados do local e a área foi isolada. Informações dão conta de que, além das vítimas fatais, outras pessoas passaram mal, chegando a desmaiar em razão do cheiro forte de gás.

Os feridos foram socorridos e encaminhados para o hospital da região. Equipes do Corpo de Bombeiros, do Instituto do Meio Ambiente, Defesa Civil e engenheiros da Petrobras estiveram no local, onde avaliaram os estragos causados pelo acidente.

Caminhões-pipa de usinas de açúcar da região também foram acionados para ajudar a controlar as chamas. O presidente do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA), Adriano Augusto de Araújo, disse que a explosão não causou danos ambientais.

Nota oficial

A Petrobras divulgou à tarde nota em que lamenta as mortes. "Os familiares das vítimas estão sendo amparados por uma equipe de assistentes sociais da Petrobras e das empresas prestadoras de serviço", diz a nota. "Dois trabalhadores tiveram ferimentos leves e já foram liberados. O incêndio foi controlado com ajuda da brigada da Petrobras e apoio do Corpo de Bombeiros do município."

Segundo a empresa, a produção de óleo e gás na Estação de Furado foi interrompida temporariamente e ainda não há previsão de normalização, mas o abastecimento de gás da região não foi afetado, pois está sendo compensado por outras fontes da própria Petrobras. "A estação processa, normalmente, 2,3 mil barris de petróleo e 1 milhão de metros cúbicos de gás por dia", informa a nota.

A Algás, distribuidora de gás de Alagoas, confirmou o problema não deve prejudicar o abastecimento de gás em Maceió, capital do estado. Alagoas é um maiores produtores de gás natural do país.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.