Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Porto de Paranaguá

Exportadores querem mais terminais para soja transgênica

Exportadores estão novamente recorrendo à Justiça para poder embarcar soja transgênica pelo Porto de Paranaguá, no Litoral do Paraná. Na semana passada, a direção do porto liberou o embarque, mas até agora nenhum grão de soja transgênica foi exportado. Os empresários alegam que é inviável cumprir as normas criadas pela administração.

Por decisão dos exportadores, parte dos caminhões que aguardavam para descarregar entregou a soja transgênica no Porto São Francisco do Sul, em Santa Catarina, e, de acordo com os responsáveis pelo carregamento, o restante da carga foi para uma indústria de óleo.

Impasse

Após uma disputa judicial, o porto permitiu o embarque de transgênicos em Paranaguá, mas impôs regras para a movimentação dessa carga. Os exportadores não gostaram. A principal reclamação é que apenas um terminal está autorizado a receber os grãos, o que, para os empresários, não é suficiente.

Nesta segunda-feira (17), o advogado da Associação dos Operadores de Terminais Portuários foi à Justiça Federal entregar um documento que pede a liberação de todos os terminais do porto para a soja transgênica. Por telefone, o procurador-geral do Estado, Sérgio Botto de Lacerda, informou ao ParanáTV que o governo cumpriu a determinação da Justiça e que não considera necessário liberar outros terminais para o embarque de transgênicos.

Desde que a guerra de liminares entre as empresas exportadoras e o governo estadual começou, as equipes da TV Paranaense não podem entrar no Porto de Paranaguá.

Veja imagens do movimento no porto na reportagem em vídeo do ParanáTV

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.