Os estudantes que pensam em conquistar uma vaga em um dos cursos superiores oferecidos pelas Faculdades Curitiba Administração, Publicidade e Propaganda, Direito, Relações Internacionais e Turismo têm a partir de agora uma nova opção de ingresso na instituição. É o Processo Seletivo Seriado (PSS), que usa como critério de avaliação para 30% das vagas a média aritmética dos resultados das provas aplicadas nas três séries do ensino médio, ao invés de reunir todo o conteúdo num único exame, como é feito no vestibular tradicional.
A intenção, segundo a faculdade, é evitar esse acúmulo de programas, tornando a avaliação mais completa e menos estressante para o candidato, além de valorizar a aprendizagem adquirida ao longo de ensino médio. "Dessa forma, pais, alunos e a própria escola vão poder avaliar o rendimento ao longo de todo o ensino médio", conta a presidente da comissão do vestibular das Faculdades Curitiba, Tânia Vianna.
Outra vantagem, segundo Tânia, é que haverá tempo e oportunidade para recuperar eventuais deficiências até a última avaliação. A presidente lembra que, caso não consiga nota suficiente para ser aprovado no PSS (a nota mínima para entrar na zona de classificação é 5), o candidato ainda pode se submeter ao concurso normal.
A etapa deste ano, cujo prazo para inscrições ainda será divulgado pela instituição, será destinada aos alunos matriculados na 1.ª e 2.ª séries do ensino médio que devem entrar na faculdade a partir de 2007. O PSS é aberto a todos os alunos regularmente matriculados no ensino médio que se inscreverem conforme as orientações da Comissão de Processos Seletivos contidas no Manual de Informações.
Este ano, a prova aplicada aos alunos do 2.º ano excepcionalmente trará também o conteúdo relativo ao 1.º ano. O exame é constituído por uma redação e 40 questões sobre todas as disciplinas das séries cursadas. A faculdade avisa que o candidato que interromper os estudos por mais de um ano e aqueles que forem reprovados mais de uma vez serão automaticamente excluídos do processo.



