
Na última segunda-feira, primeiro dia de fiscalização da faixa exclusiva de ônibus instalada na Rua XV de Novembro, em Curitiba, 39 multas foram emitidas por agentes da Setran. Eles ficaram no local das 7 às 21 horas. A multa pela infração, considerada leve, é de R$ 53,20 e rende três pontos na carteira de habilitação. A fiscalização presencial deve permanecer no local até que sejam instalados radares pela extensão da via.
A faixa exclusiva passou a existir há cerca de um mês. Ela se estende pela Rua XV de Novembro, entre a Avenida Nossa Senhora da Luz e a Rua João Negrão. Apesar da previsão de que a fiscalização seja feita por radares, isso não significa que agentes também não possam multar os motoristas infratores, segundo a prefeitura.
No trecho exclusivo será permitido apenas o acesso de veículos de moradores. Os táxis poderão entrar na faixa exclusiva para levar ou pegar passageiros, mas não poderão parar nessa faixa devendo parar nas guias rebaixadas e permanecer ali só o tempo necessário para embarque e desembarque.
Para as conversões à direita, foram criados espaços de 20 metros, localizados um pouco antes dos cruzamentos, com uma linha pontilhada separando as faixas, ao invés dos tachões. Os motoristas e motociclistas poderão passar para a faixa exclusiva apenas nestes trechos, respeitando o fluxo dos ônibus, que têm a preferência, para depois fazer a conversão à direita.



