Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
campos gerais

Falta de água irrita moradores em Palmeira

Rompimentos na rede de distribuição de água tratada em Palmeira, nos Campos Gerais, deixaram centenas de moradores desabastecidos na semana passada. O abastecimento voltou ao normal no início desta semana. Nesta quarta-feira (12), a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) vai começar obras de reforço na rede. As torneiras secas irritaram moradores que, nas redes sociais, estimulam os usuários a não pagar a conta à estatal.

A Sanepar tem contratos de fornecimento de água e esgoto em 346 municípios do estado, entre eles, Palmeira. No entanto, o contrato está há três anos sem renovação e, por isso, a companhia depende da renovação para investir na rede de abastecimento. "A Sanepar tem ainda projetos para a ampliação do sistema de abastecimento de água de Palmeira que necessitam da viabilização de recursos de grande porte através de órgãos financiadores e que, para isso, dependem da renovação da concessão. Estes projetos incluem uma nova captação de água tratada, uma nova estação de tratamento de água, novas estações elevatórias, novas adutoras e reforços na rede de distribuição", informou a assessoria de imprensa da companhia em nota enviada ao jornal.

Conforme o vereador e presidente da Câmara, Mário Wieczrek (PP), houve uma reunião nesta terça-feira (11) entre a gerência regional da Sanepar, a Câmara e o Ministério Público para debater o impasse. "O problema de desabastecimento não tem a ver com a não renovação do contrato, mas o contrato seria uma forma de a Sanepar ter segurança para investir. O rio de captação, por exemplo, está comprometido", comentou. Não foi encontrado nenhum responsável na prefeitura para informar sobre o contrato.

A Sanepar capta água do rio Pugas para atender a 7.314 domicílios. Os bairros que mais sofrem com a falta de água são o Rocio II e a Colônia Francesa. A usuária da Sanepar, Elisete Kuchuminski, mora no Rocio I e diz que a falta de água se arrasta há um ano e meio. Entre a última quarta-feira (5) e domingo (9) a residência dela ficou sem água. "Eu tive que tomar banho de caneca. É um pouca vergonha o que está acontecendo", reclamou.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.