Vinte e quatro ambulâncias não estão sendo utilizadas na região Noroeste do Paraná. O problema acontece nas cidades das regiões de Paranavaí e Umuarama, que receberam novos veículos do governo estadual em dezembro do ano passado.
Segundo o diretor de urgência da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Vinícius Filipack, as ambulâncias não estão sendo utilizadas por falta de uma central de organização do atendimento. "A recomendação é de que eles [veículos] sejam utilizados, de fato, na implementação do Samu [Serviço de Atendimento Móvel de Urgência]", explicou, em entrevista para a RPC TV Paranavaí.
De acordo com a Sesa, a previsão é de que a central só fique pronta em novembro deste ano, quase um ano após a entrega dos veículos. Enquanto isso, os municípios precisam enfrentar a burocracia para conseguir veículos de atendimento.
Improviso
"Quando nós precisamos de um transporte, temos que ligar para a regulação do estado, para a regulação do estado mandar uma Unidade de Terapia Intensiva Móvel (UTI), sendo que a gente têm uma parada", reclama a diretora de planejamento da secretaria de saúde de Paranavaí, Gislaine Araújo.



