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Falta de segurança é a maior reclamação de usuários de bancos

Entre as principais queixas estão o uso de cartões de crédito roubados ou clonados e os débitos em conta feitos de forma indevida

Vazamentos de dados e violação da conta  estão entre as queixas dos clientes. | Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo
Vazamentos de dados e violação da conta estão entre as queixas dos clientes. (Foto: Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo)

Reclamações referentes à segurança das operações e serviços bancários lideram o ranking de queixas de usuários elaborado pelo Banco Central (BC). Trata-se de situações em que há indícios de que a instituição bancária não assegurou a integridade e a segurança das transações realizadas bem como a confiabilidade das relações com o cliente. Além de problemas relacionados à segurança, foram levantados outros 91 motivos de dor de cabeça para o usuário entre os meses de julho e dezembro de 2014.

No total, o Banco Central recebeu 16.076 reclamações. As cinco queixas mais frequentes, que juntas somam 6.898 registros, referem-se a irregularidades na legitimidade das operações contratadas e serviços prestados. São elas o uso de cartão de crédito roubado ou clonado; o débito em conta de depósito sem autorização do cliente; a restrição à realização de portabilidade de operações de crédito consignado; a cobrança irregular de tarifa por serviços não contratados e a insatisfação com a resposta recebida do banco após reclamação registrada no BC.

Vazamento de dados pessoais (quebra de sigilo bancário) e tentativas de violação da conta corrente por fraudadores também estão entre as reclamações mais comuns.

No Paraná

O fenômeno da bancarização, em que todos têm acesso ao sistema bancário, gerou o pressuposto de que não há necessidade de explicações e informações. Mas é direito do consumidor ser informado e dever do fornecedor informar.

Antonio Carlos Efing advogado.

No estado, de acordo com o Procon-PR, entre 2013, 2014 e março de 2015, foram realizadas mais de 13 mil atendimentos de problemas relacionados a bancos. As ocorrências mais relatadas são cobranças indevidas (3.668), alterações ou descumprimento contratual (2.469) e dúvidas sobre cálculos de prestação e taxas de juros (1.021).

Há também queixas sobre filas, falta de resolução de demandas e antecipação de financiamentos. Se somadas aos atendimentos sobre cartão de crédito (5.808), o número de ocorrências associadas ao universo bancário chega a 19 mil, configurando-se a maior causa de dor de cabeça para consumidores paranaenses.

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