Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Volta ao mundo

Família Portela retorna após 3 anos de viagem em veleiro

Ricardo e Cláudia com os filhos Lygia, Giovanna e Ricardinho: nova percepção de mundo | Jonathan Campos/Gazeta do Povo
Ricardo e Cláudia com os filhos Lygia, Giovanna e Ricardinho: nova percepção de mundo (Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo)
Veja o itinerário da viagem da família Portela |

1 de 1

Veja o itinerário da viagem da família Portela

Depois de exatos três anos dando a volta ao mundo em um veleiro, ontem cinco paranaenses e mais o seu cão retornaram à terra natal. A família Portela chegou no fim da tarde à Ilha do Mel após percorrer 55 países a bordo do "Bravo", em uma trajetória que precisou de cinco anos de planejamento e muito espírito de aventura de todos eles.

Ricardo, 45 anos, Cláudia, 43, Lygia, 17, Giovanna, 16, Ricardinho, 14, e Dudu, o yorkshire de estimação, saíram de Paranaguá no dia 12 de dezembro de 2005 e passaram pelos cinco continentes. A viagem fez parte do crescimento dos adolescentes, que continuaram estudando normalmente durante todo o período. "Eles saíram praticamente da infância para entrar na adolescência. A mudança física e mental é realmente muito grande. Eles tiveram uma mudança na percepção de mundo e agora têm uma experiência, uma bagagem que não tem preço", afirma Ricardo.

Não faltaram adversidades e perigos na aventura da família como na entrada do Mar Vermelho, onde o problema foram os piratas da Somália. "Eles estão muito abusados, não há um poder constituído na Somália. É realmente muito perigoso. A vantagem é que os piratas estão dando preferência para navios e megaiates. Não que eles não vão atacar ou assaltar um veleiro, mas só se realmente não aparecer nada melhor", explica Ricardo Portela.

Após tudo isso, o engenheiro civil vê o mundo de outra forma. "No dia-a-dia, a gente transforma pequenos problemas em tormentas e na verdade são coisas bem simples. O mundo é mais simples do que a gente pensa e é mais lindo do que a gente pensa também", complementa o comandante da viagem. A partir de agora, Ricardo voltará a se preocupar mais com os problemas habituais da sua empresa de construção civil, mas já pensa na próxima aventura, que deve ser no Cabo Horn e Magalhães, no extremo sul da América.

Hoje os Portela vão concluir a viagem ao redor do mundo ao navegarem entre a Ilha do Mel e Paranaguá ao lado de outros amigos e seus veleiros. No trajeto, que deve demorar cerca de três horas, a equipe da Gazeta do Povo estará a bordo do "Bravo".

Leia mais sobre a viagem dos Portela no Caderno Verão da próxima sexta-feira, dia 19.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.