Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Curitiba

Famílias acampadas na CIC se reúnem com representantes do dono da área

Segundo a prefeitura, a empresa proprietária da área aguarda tramitação de documentos no Ippuc para a construção de um condomínio de moradias populares. Empresa diz que irá se pronunciar na quarta-feira

Membros das famílias acampadas desde sábado (29) em um terreno na Cidade Industrial de Curitiba e representantes do proprietário da área se reuniram nesta terça-feira (2). "A empresa nos disse que já tem um projeto para a construção de mil moradias populares no terreno. O que fica dessa reunião é uma tentativa de envolver outros interessados nessa negociação e tocar o processo da construção o quanto antes", afirmou o coordenador do Movimento Popular por Moradia, Chrysantho Figueiredo.

Segundo a prefeitura de Curitiba, a empresa proprietária da área aguarda tramitação de documentos no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) para a construção de um condomínio de moradias populares na área ocupada. A assessoria da prefeitura não soube informar a data que a empresa entrou com o processo para permissão do empreendimento.

A empresa proprietária do terreno informou que deve enviar nesta próxima quarta-feira (3) à imprensa uma nota com explicações detalhadas sobre a reunião e também sobre o possível projeto de construção de moradias populares no terreno invadido. Procurado pela reportagem, o representante da empresa preferiu não se pronunciar nesta terça-feira.

A ocupação

Cerca de 100 barracas foram montadas em um terreno da Cidade Industrial no último sábado (29). Nesta terça, de acordo com o integrante do Movimento Popular por Moradia do Paraná, Fernando Pereira, o número de casas improvisadas no local já soma 200. O grupo é formado principalmente por moradores do Uberaba, Centenário, Barigui e Cidade Industrial.

O local já foi ocupado duas vezes, em fevereiro e março deste ano. A principal reclamação é de que a Cohab tem demorado no atendimento das inscrições para a casa própria.

A assessoria da Cohab informou que, após a implantação do projeto do governo federal, Minha Casa Minha Vida, a ordem de distribuição passou a ser por sorteio. Anteriormente, a entrega das casas próprias era feita por ordem cronológica de inscrição. Com o novo processo, a demora na fila da Cohab pode variar conforme a sorte de cada inscrito.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.