Vinte e quatro famílias do município de Rio Negro, que está prestes a integrar a Região Metropolitana de Curitiba, continuam desabrigadas após as chuvas registradas no feriado do Dia da Independência. As 65 pessoas estão no ginásio de esportes da cidade e a Defesa Civil solicita que moradores de municípios vizinhos doem alimentos para a população necessitada.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil local, Nelson Patrício Furtado, 156 famílias foram atingidas pela cheia do rio. Além das desabrigadas que estão no ginásio de esportes, há um grande número de famílias desalojadas (morando em casas de parentes).
Rio Negro foi a sexta cidade do Paraná que registrou estragos causados pelas chuvas do início do feriado do Dia da Independência. Desde o último dia 6 até segunda-feira (12), cerca de 650 pessoas deixaram suas casas por causa da cheia do Rio Negro, na divisa do estado com a cidade de Mafra, em Santa Catarina.
O nível do rio chegou próximo aos 10 metros, mas recuou 40 centímetros nas primeiras horas desta terça-feira. Não há previsão de chuva para o município nas próximas 72 horas, segundo o coordenador da Defesa Civil.
Furtado pede que a população doe alimentos para os desabrigados, mas ressalta que a Defesa Civil não tem capacidade para buscar as doações. Por esse motivo, quem quiser colaborar com as vítimas das chuvas deve levar os alimentos até o ginásio de esportes que fica entre as ruas Pedro Ribas e Mal. Deodoro da Fonseca, em frente ao 5RCC.
Veja no mapa onde entregar as doações. Visualizar Doações para Rio Negro em um mapa maior
Outras cidades
Além de Rio Negro, aproximadamente 1,2 mil pessoas foram afetadas pela chuva no Paraná nos cinco demais municípios (Francisco Beltrão, General Carneiro, Palmas, Foz do Iguaçu e União da Vitória).
Ajuda para União da Vitória
O governo do Estado vai enviar, por meio do Programa de Voluntariado do Paraná (Provopar), determinou nesta segunda-feira (12) o envio de donativos às famílias atingidas pelas chuvas em União da Vitória. De acordo com a presidente do órgão, Fernanda Richa, 70 colchões, 100 cobertores, três mil litros de água e 600 quilos de barras de cereais, produtos de limpeza e higiene pessoal serão enviados ao município.



